terça-feira, 7 de janeiro de 2014

SAPIENTE EXPOSIÇÃO DE UM PROPRIETÁRIO DE ÓTIMO JORNAL DO INTERIOR, UM INOVADOR, QUE FAZ ESCOLA... (leia sua sapiente exposição e comentários...)

Paulo Henrique Tenorio
NINGUÉM LÊ JORNAL EM MOGI MIRIM?!

Não são poucas as notícias dando conta que os jornais impressos sucumbem diante do avanço da internet dos lares brasileiros. Jornalões como Folha e Estadão, só para citar como exemplos, tiveram que reduzir suas tiragens nas últimas décadas, fruto também de uma população que não se interessa tanto pelo hábito da leitura como em outros países desenvolvidos.

A internet chegou sim para conquistar seu espaço. Com ela vieram comunidades, blogs e todo mundo acordou se achando no direito de ser “jornalista”. Os jornais se reinventam a todo instante. E sobrevivem aqueles que conseguem oferecer pontualidade, análise precisa e qualidade. Outros jornais emplacaram projetos que foram além da prensa da tinta no papel. Sites, portais, blogs, fan pages, canais de vídeo e outras coisas mais estão aí para serem consumidos.

Aqui em Mogi Mirim, na busca de informação, estão como opções emissoras de rádio, jornais, tv e internet. Levando em conta os três jornais da cidade (A Comarca, de circulação semanal, O Popular, de circulação bissemanal, e O Impacto, de circulação semanal), existe um universo imenso de leitores. A partir do que eu imagino que seja a tiragem de cada um destes jornais, a julgar pelo o que cada um vende em mais de 140 pontos de vendas (a maioria em comum entre os três), constata-se um resultado interessante.

Costuma-se calcular que um exemplar de jornal é lido, em média, por até cinco pessoas. Outros acreditam que por três. Não há exagero algum, porque um mesmo exemplar é passa pelas mãos do marido, da mulher, dos filhos, da empregada e até mesmo do vizinho. Sem falar naqueles exemplares que circulam nos locais públicos (Prefeitura, Biblioteca) ou em estabelecimentos comerciais, como bares e restaurantes. Quem é sócio do Clube Mogiano sabe muito bem que um mesmo exemplar é lido pelos frequentadores do restaurante aos sábados e domingos.

Por isso, ouso dizer que, por semana, invariavelmente 60 mil pessoas passam o dedo sobre a folha de algum jornal local em Mogi Mirim. Ok, se achar exagero, por baixo - muito baixo mesmo - chuto umas 40 mil pessoas lendo uma linha que seja de algum impresso da cidade por semana. Não é uma pesquisa exata, porque é impossível deduzir quantas pessoas passaram o olho sobre um mesmo exemplar. No máximo, chega-se à venda absoluta de jornais nos pontos de vendas, o que leva a crer que ninguém pagará por algo que não irá consumir. Mesmo que alguém compre o jornal para ler o resumo de novela. Está valendo. 

A partir desta constatação, chega-se a uma conclusão: os jornais são bem lidos em Mogi Mirim, ainda que a periodicidade seja pequena (não se esqueça que dois jornais circulam semanalmente). Talvez, o universo de leitores dos três jornais é igual ou até maior do número de eleitores da cidade. É pouco... não acha? Para compensar a falta de outras edições, os jornais lançaram portais e estão aí espalhando conteúdo nas redes sociais. Não é preciso ser especialista para descobrir que jornal é lido, em grande parte, por um público de meia idade ou até mais “experiente”. A internet agrega tudo isso e, principalmente, crianças, adolescentes e jovens, que formam uma faixa que não é atingida em cheia pelos jornais - ainda que jovem realmente não compre um jornal que acaba sendo adquirido pelo seu pai ou alguém de sua casa.

A internet, que muitos acreditam que seja a mesma “peste” que ameaçou o rádio quando inventaram a televisão, sofre de um grave problema. Existem hoje muitos endereços noticiosos que desinformam ou deformam a informação. E o leitor de internet, afoito por novidades em sua linha do tempo no Facebook, aceita qualquer baboseira. É por isso que a internet ainda não tem a mesma credibilidade que os meios impressos.

O alento é que os jornais estão sabendo usufruir destas plataformas, tanto que os melhores portais de notícias e entretenimento são mantidos por empresas de comunicação - a maior parte deles ligados a grupos de jornais, televisão e rádio.

Voltando à realidade de Mogi Mirim, mais precisamente à marca O Impacto, não sou besta de achar que jornal impresso é uma fonte inesgotável de soberania na mídia local. Jornais que seguem a mesma receita há décadas tendem a fracassar. É preciso se reinventar. Conteúdo, qualidade, visual e “outras coisinhas mais” surtem efeito, ainda que o mercado publicitário não seja mil maravilhas e por aí estejam desfilando uma infinidade de coisas que conseguem, sob um custo menor ou até mesmo encobertos por estatísticas mentirosas, angariar patrocínio.

É por isso que O Impacto, antes mesmo de lançar seu site na internet, inovou com um portal de vídeo, que encerrou 2013 com números impressionantes de acesso. Só para se ter ideia, em 365 dias no ano, o dispositivo do play de algum vídeo foi acionado quase 500 mil vezes. Mas, cabe ainda uma ressalva, porque de janeiro até junho a TV O Impacto não produzia reportagens, exibia apenas entrevista, tão logo não é preciso ser um “JÊNIO” (sic) para entender que, a partir do segundo semestre, a visitação só aumentou, tanto que no mês de setembro 87 mil acionamentos de vídeo foram computados, somando quem assistiu alguma reportagem por inteiro ou quem a viu parcialmente.

Ainda acha pouco? No segundo semestre coloquei o portal de O Impacto no ar. O site é até atualizado com frequência, embora não seja regra publicar o conteúdo policial que tende a atrair mais “ibope”, porque não é este o objetivo. Como consequência, o número de internautas só tem crescido. Nos últimos 30 dias, foram mais de 20 mil páginas visualizadas. É pouco ainda para o que vem pela frente, mas é só uma demonstração do poderio que O Impacto - e consequentemente os jornais concorrentes - poderá alcançar.

Todos estes projetos apenas reforçam a ideia principal, que é fazer um jornal que satisfaça seus leitores. Jornal impresso por si só é um grande desafio, pois o custo de impressão impossibilita a existência de muitas empresas. Mas, eu acredito no meio impresso, assim como os milhares de leitores e assinantes dos três jornais de Mogi Mirim. Do contrário, não embarcaria num projeto desses apenas por ideologia.

Como resultado, 2013 termina como O Impacto havia planejado:
- crescimento de 15% em tiragem e em vendas de exemplares
- 12% de assinantes a mais do que em 2012
- os números sobre o faturamento sobre publicidade não estão totalmente fechados, mas muito mais empresas acreditaram no “produto jornal” porque reconhecem a credibilidade do meio
- nossa carteira de cliente aumentou muito acima do esperado fora das datas especiais 
- o sucesso de duas plataformas (portal de notícias e a TV O Impacto) fala por si só
- mudamos para uma sede no centro, a empresa passou a empregar mais gente, ganhamos maior visibilidade em Mogi Mirim

Com tudo isso, ainda sou obrigado a ouvir que “ninguém lê jornal em Mogi Mirim”. Imagine, então, se fosse lido. A confiança de colaboradores, anunciantes, parceiros e do principal, os leitores, só faz crescer a nossa responsabilidade. Se hoje está bom, amanhã pode ficar ainda melhor. É por isso que os projetos continuam a sair do forno. Porque acredito, sobretudo, que O Impacto deve crescer como marca que tem como sinônimo de informação com qualidade e credibilidade. Tudo isso foi conquistado até agora graças, principalmente, ao início de todo este processo, o jornal impresso. Que, se depender de quem o consome, não vai acabar nunca.
  • Mario Bueno e cada vez mais vão deixando de digitar certo e um linguajar ruim.
    há 13 horas via celular · Curtir · 2
  • Claudia Lotito Somos 85mil habitantes? Infelizmente conheço muita, mas muita gente mesmo que não lê jornais locais. Fato este que me surpreende muito!!! Mas muita gente lê também ou xereta um caderno ao menos que seja de maior interesse.
    há 13 horas via celular · Curtir · 2
  • Amarildo Augusto Não conheço a realidade de Mogi Mirim, mas conheço o autor do texto. Excelente redação. Análise sóbria e bem feita. Parabéns Paulo Henrique Tenorio. Orgulhoso de ter te lido!
    há 13 horas · Curtir · 3
  • Paulo Henrique Tenorio Grande Amarildo Augusto. Aprendi muito contigo na faculdade. Forte abraço
    há 13 horas · Curtir · 1
  • Amarildo Augusto Acompanho à distância uma grande parte de meus ex-alunos. Praticamente todos que eu previa que seriam bem sucedidos, de fato foram. Você é um deles. Parabéns Paulo Henrique Tenorio!
    há 13 horas · Curtir · 3
  • Edson Andrade Excelente análise Paulo Henrique Tenorio.Me gratifica positivamente a sua gestão inovadora no Jornal O Impacto.A cada dia voce faz com que o seu jornal seja uma fonte de alta credibilidade e seriedade.Voce só tende a crescer,e eu fico muito feliz com isso.Abs.EA
    há 13 horas · Curtir · 3
  • Rui Motta Sabemos bem como é essa luta e, se me permitir, assino embaixo. Ainda tem muita gente que lê jornais, sem dúvida. Não basta um canal no facebook para ser jornalista, tem que ter responsabilidade, ética, compromisso e coragem. Parabéns pelo texto. E não...Ver mais
    há 12 horas · Curtir · 4
  • Paulo Henrique Tenorio Parabéns Rui Motta porque reconheço o seu trabalho e de sua equipe. Se mais de uma empresa do ramo tem o que comemorar, é sinal que "ninguém lê jornal em Mogi Mirim", não é?!!!
    há 12 horas · Curtir · 3
  • Tiago Costa Sou um dos consumidores das ferramentas virtuais do Impacto, quanto da versão impressa e, só tenho que parabenizar toda a equipe de trabalho pelo considerável e notável avanço. A mídia forte e responsável alimenta nossa sede por cidadania e, nos atualiza a respeito das notícias sobre nossa cidade.
    há 12 horas via celular · Curtir · 3
  • Rose Silva Tb.sou uma das consumidoras dos jornais da cidade e adquiro os 03, pois cada editorial é diferente e me gratifico com todos. Parabéns Paulo Henrique Tenorio, Rui Motta e Ricardo Piccolomini por fornecerem informação com responsabilidade, compromisso, ética e coragem.
    há 12 horas · Curtir · 3
  • Eduardo Passos acho que em Mogi Mirim existem vários leitores... tanto que quando chegou pra tomar a minha gelada nos finais de semana, sempre comentam algo que saiu nos jornais... e a grande maioria leu
    há 12 horas · Curtir · 3
  • Rogerio Manera Parabéns pela análise!
    há 12 horas · Curtir · 2
  • Drika Amaral Sinto um orgulho gigante de ter passado por essa redação e de ter aprendido tanto com vocês. Torço para que esses números só aumentem cada vez mais. 
    há 11 horas via celular · Curtir · 1
  • Mauricio Das Neves Parabéns!!!!, precisava tomar uma decisão no âmbito comercial, acabei de tomar, exatamente com base no seu texto.
    há 11 horas via celular · Curtir · 2
  • Joao Alfredo Vasconcelos PHT., perfeito a Tua Análise a respeito, não só leio e assino os 3 de Mogi, O Impacto, A Comarca e O Popular, como Folha, Época, Mens Health, Vip, Playboy e Placar, realmente estamos lendo pouco,aahaha, engraçado q nao curto ler aqui na Net, prefiro impresso, e nao vejo a hora do Jornal chegar de madruga p ler, valeu, Parabens, Banana.
    há 10 horas · Curtir · 2
  • Paulo Diber parabens pela carta
    há 8 horas · Curtir · 1
  • Paulo Menna Barreto Paulo Henrique Tenorio, Xará, lembrei agora do ano de 1996, numa tarde, nos estúdios da rádio local, AM não lembro o nome que tinha na época, juntamente com o Valter Abrucez, discutíamos, com a chegada do primeiro provedor de acesso à internet instalado numa cidade interiorana, justamente, a influência que a internet teria sobre o jornalismo e os meios de comunicação em geral. E fizemos a primeira transmissão, alguns dias depois, de uma emissora de rádio no interior pela internet. Experimentalmente, claro. Bem, o tema, 18 anos depois, ainda é palpitante. Quem sabe não nos encontramos em uma mesa redonda sobre o assunto?
    há 8 horas · Curtir · 1
  • Paulo Henrique Tenorio Com toda a certeza "xará" porque o assunto é de meu interesse. Irei cobrá-lo
    há 8 horas via celular · Curtir · 1
  • Jônatas Willian Corrêa Paulo, parabéns pelo trabalho! Nada substitui a tradição de um jornal num sábado ou domingo de manhã, e convivo com isso desde criança. Acredito que ainda hoje continuamos muito bem servidos em nossa cidade, com renovação e profissionais de competência.
    há 8 horas · Curtir · 1
  • Letícia Guimarães Dos Santos Se ninguém lesse jornal nessa cidade, eu estaria trabalhando em outro município. E se tô aqui, é porque os jornais, cada um com seu público, prosperam a cada dia. E se os três jornais coexistem é porque existe público suficiente para todos, levando a crer que existe uma grande soma de leitores. Quem diz que ~ninguém lê jornal~ está muito equivocado e demonstra uma postura ignorante.
    há 7 horas via celular · Curtir · 1
  • Cada veículo de informação tem seu público e considero q o jornal do interior deve dar mais notícias locais . O povo quer saber o q está acontecendo na sua cidade , pq o q está acontecendo no país ele sabe em tempo real , seja através da TV ou ...Ver mais
  • Paulo Menna Barreto Fechado. Não podemos deixar de convidar o Valter Abrucez!
  • Odinovaldo Dino Bueno Li - com muita atenção - vou reproduzir no saberladino.blogspot.com - pois vi - vivi e penso que aquilo que tem qualidades, com certeza, sempre tem lugar e ganha admiradores. Pois o tato - sentido aguçado, complemento dos sapientes e daqueles que sabem cultivar a história que só é perfeita quando usamos todos os nobres sentidos... Portanto, sapiente amigo - de longa data - gostei da bela exposição e reflexão. Sinceramente, vi e vivi parte deste tempo e na década de sessenta, quando comecei no rádio, época de ouro deste. Pois a televisão começava com a turminha do sete - TV RECORD - aonde havia o chuvisco - na imagem, também! Mas o rádio que mantinha qualidade - não perdia sua publicidade! AQUI EM MOGI - lembro-me do AQUI MOGI - muito bem produzido pelo âncora e, também, amigo - de longa data - GEBE - âncora de muito peso, mesmo, vem fazendo um rádio como fazíamos outrora, com muito SUCESSO AGORA! Assim - concluímos sua bem exposta tese: QUE O QUE TEM QUALIDADE É ADMIRADA E APRECIADA EM TODAS AS ÉPOCAS! A ARTE MUSICAL É UM EXEMPLO VIVO... Sapiente amigo - de longa data - Paulo Henrique Tenório - de quem sou admirador da sua arte e nobre educação - já renovei minha assinatura do excelente produto jornalístico, aonde há um editorial que faz inveja, garanto, a muitos grandes jornais do nosso gigante adormecido... Ah... parabéns, também, pelas reportagens e temas inseridos à sua TV IMPACTO. "bom dia, mesmo, sempre!"

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