quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

DESEMPREGADOS VEJAM A TENDÊNCIA DO MERCADO...


Ano novo, expectativas novas!
Giuliana Hyppolito
terça-feira, 10 de janeiro de 2012
 
Ano novo, expectativas novas!
A chegada de mais um ano é sempre um momento de planejamento, novas ideias, sonhos e mudanças.  Para quem já ingressou e está estabilizado no mercado de trabalho, o período é de rever metas, traçar novos desafios e buscar oportunidades de crescimento. A busca pelo autodesenvolvimento e o investimento em cursos, workshops, treinamentos e oportunidades de ensino que possam ser aliadas na diferenciação profissional são sempre válidas.

Para quem é novo no mercado e ainda tem dúvidas de como vai ser o ano, uma dica é prestar atenção ao cenário econômico brasileiro e às perspectivas de mercado. Segundo Fabiana Nakazone, Diretora de Negócios do Grupo DMRH, 2012 será um ano de baixo crescimento na economia brasileira, porém com boas oportunidades de emprego. “A baixa taxa de desemprego impacta diretamente na expectativa dos empregadores, que buscarão pessoas com algum tipo de experiência”, afirma Fabiana. O mercado aponta que a taxa de desemprego deve manter-se entre 6,5% e 7% no país.

Fabiana destaca ainda que, em 2011, as áreas mais atendidas pela DM Especialistas, unidade de negócios do Grupo DMRH, foram Comercial, Marketing, Supply Chain e Finanças. “Já em 2012, os segmentos mais aquecidos serão Consumo, Varejo e Infraestrutura, excluindo Construção Civil, que não deve ter um ano tão aquecido quanto 2011”, diz.

Outro destaque na economia brasileira deve ser o forte investimento no mercado interno. O último ano teve surpreendente desenvolvimento comercial para o Brasil, com altas taxas de importação e exportação. O país caminhou de forma crescente, apesar da crise econômica que se estabeleceu em grandes países.

Para 2012, ainda há muitas especulações e poucas certezas. “O que se sabe é que as oportunidades de emprego no Brasil estão cada vez mais consolidadas e o movimento de profissionais de outros países em busca de emprego no Brasil estão em crescimento”, avalia Fabiana. Sendo assim, nossa recomendação é que você esteja atento ao mercado e a fatores econômicos nacionais e internacionais. Também busque referências com profissionais com maior conhecimento de mercado e procure oportunidades que permitam unir seus gostos pessoais com possibilidades de crescimento.

O mercado está cada vez mais exigente e o que não sai de moda em qualquer virada de ano é a qualificação profissional. Mãos à obra e um excelente 2012! 

Nenhum comentário: