sábado, 12 de abril de 2014

ARTUR NOGUEIRA - BERÇO DA AMIZADE - HISTÓRIA QUE A VIDA PASSA - NÓS A PROCURA DE UM RETRATO DO CASARÃO ONDE NASCI, À BEIRA DO RIO PIRAPITINGUY : VEJA OS COMENTÁRIOS DE SAPIENTES MENTES PRIVILEGIADAS QUE CAPTAM IMAGENS... POVO SEM HISTÓRIA, SEM MEMÓRIA!

Melinho Eva Tagliari está em capela de Santa Bárbara.
  • Helton Bassi Filippini Melinho Tagliari, tem uma foto que postei no grupo na frente desta capela, que foi tirada em 1902. Acredita-se que ela foi construída na década de 1840 pelo meu tataravô Benedicto Antonio de Almeida.
  • Helton Bassi Filippini Ela é dedicada a Santa Bárbara.
  • Nelsi Strasser Helton Bassi Filippini, onde fica???? no bairrinho???
  • Helton Bassi Filippini Fica no Bairrinho, na estrada que vai da SP-107 até o bairro Palmeirinha. Na época que a capela foi construida esta estrada era a que ligava a cidade de Campinas a Mogi - Mirim.
  • Nelsi Strasser na estrada que vai para o Osvaldo Sia????
  • Nelsi Strasser Bem que poderia ser estarurada, o que acha????
  • Delei Dos Santos Fotos Históricas `QUANDO TIREI ESTA FOTO FALEI COM O Tátaio ele disse que é de 1666 dia 3 de outubro,disse que foi Heitor Rodrigues ( O corcunda) quem construiu, natural da Espanha.
  • Helton Bassi Filippini Delei Dos Santos Fotos Históricas, dessa eu não sabia! Deve ter sido construída na primeira entrada dos bandeirantes pelo sertão.
  • Jose Domingos Galo Fui varias muitas vezes com o Monsenhor Edison celebrar missa nesta capela, havia uma cruz na frente , muito bacana e saudades deste tempo .
  • Helton Bassi Filippini Acredita-se que tem pessoas enterradas sob esta capela. Meu avô me disse que se lembra da época de sua infancia que o teto da capela era forrado e decorado com imagens sacras, e existia uma cerca de madeira ornamentada que separava o altar dos local dos fiéis, e que ainda dentro dela existia muitas imagens.
  • Nelsi Strasser Muito interessante, realmente deveria ser estaurada, afinal é uma marca histórica de nossa região.
  • Helton Bassi Filippini Fica numa estrada histórica também. Como anotou o maior de todos os historiadores paulistas, Afonso de Escragnolle
    Taunay, em “Anais do Museu Paulista”, tomo XIV, pág. 330, em estudo sob o título
    “Distâncias de pouso a pouso desde a cidade de São Paulo até Goiás”, a referida estrada, que
    foi um portento de audácia, cobria as seguintes distâncias no território da Capitania de São
    Paulo:
    São Paulo a João Pinto – 3 léguas; João Pinto a Juqueri – 2 léguas; Juquerí a Vila de
    Jundiaí – 5 léguas; Jundiaí ao rio Capivari – 4 léguas; rio Capivari a São Carlos de Campinas
    – 4 léguas; São Carlos de Campinas ao rio Atibaia – 3,5 léguas; rio Atibaia ao rio Jaguarí – 1
    légua; rio Jaguarí ao rio Pirapitingui – 2,5 léguas; rio Pirapitingui ao rio Moji-Mirim – 3
    léguas; rio Moji-Mirim ao rio Moji-Guaçu – 1 légua; rio Moji-Guaçu ao rio Oriçanga – 2,8
    léguas; rio Oriçanga ao rio Taquarantã – 3,25 léguas; rio Taquarantã ao rio Itupeva ( onde se
    situava o antigo registro) – 2,5 léguas; rio Itupeva ao rio Jaguari-Mirim – 1,25 léguas; rio
    Jaguari Mirim aos Olhos d’Água – 2 léguas; Olhos d’Água à Freguesia de Casa Branca – 2,5
    léguas; Casa Branca à Fazenda do Regente, ou Paciência – 3 léguas; Fazenda do Regente, ou
    Paciência, ao rio Pardo – 4,25 léguas; rio Pardo ao Cubatão – 3,25 léguas; de Cubatão a Lages
    – 3 léguas; de Lages ao Cerro – 3,5 léguas; de Cerro aos Batatais – 2 léguas; de Batatais a
    Paciência – 2 léguas; de Paciência ao rio Sapucaí – 1,5 léguas; do rio Sapucaí a Santa Bárbara
    – 2,8 léguas; de Santa Bárbara ao Arraial de Franca –3,8 léguas; de Franca ao Machado – 2,5
    léguas; de Machado a Ressaca – 4,5 léguas; de Ressaca ao Pouso Alto – 3,5 léguas; Pouso
    Alto ao rio das Pedras – 4 léguas e rio das Pedras ao rio Grande – 4 léguas. Foi o primeira caminho de São Paulo até Vila Boa De Goiás!
  • Helton Bassi Filippini Viagem à Província 
    de São Paulo 
    AUGUSTE DE SAINT-HILAIRE 
    (1779-1853) , escreveu: "A 5 léguas de Mogí, pousei no engenho de cana de Parapitinguí ou 
    Pirapitinguí (do guarani pirapitagi — peixe quasi vermelho) (264), 
    estabelecimento de alguma importância. O engenho é muito grande e 
    belo; mas a casa de residência do seu proprietário, se bem que de dois 
    andares, é excessivamente pequena (1819), em nada se aproximando, sob 
    esse aspecto, das fazendas da província de Minas Gerais. Fomos muito 
    bem recebidos pelo proprietário, que nos alojou no engenho. O gerente 
    deste (feitor), disse-me que, na região, a cana de açúcar produz dois 
    anos seguidos; decorridos os dois anos, limpa-se o terreno, que é nova- 
    mente plantado, o que se pode repetir por seis vezes, deixando-se, depois, ............"
  • Helton Bassi Filippini Ora, 5 léguas de Mogi-Mirim por esta estrada, é sem sombra de dúvida no Bairrinho, exatamente no local da capela!
  • Geso Franco de Oliveira Por essas e outras historias que esse grupo de fotos antigas, fica cada dia mais fascinante; Sempre peço para que os membros comentem sobre, isso nos enchem de conhecimento, o grupo agradece.
  • Rogério Strasser Rozalez Realmente, esta foi ótima, parabéns ao Delei pela iniciativa da foto, e ao Helton, obrigado pela contribuição com os registros. E tome aula de História.
  • Geraldo Cesar Rocha Pavao Bairrinho: o berço da colonização de Artur Nogueira!!!
  • Helton Bassi Filippini O próprio dono do lugar, o Tataio, já manifestou positivamente seu interesse para quer a mesma fosse tombada como patrimonio histórico do município.
  • Helton Bassi Filippini Aos vereadores eleitos, Silvinho Conservani, Zezé, Dei, Hermes, José Pedro Paes....... Um belo projeto de lei poderia ser apresentado!
  • Helton Bassi Filippini Transcrito dp Auto de Partilha amigavel e demarcação de terras em que é: João Pinto Cardoso Malheiros e sua mulher e Benedicto Antonio de Almeida, sua mulher e outros: O Exmo Juiz José Malachias Coelho.....Anno de Nascimento de Nosso Senhor Jesus, de mil oitocentos e cincoenta annos, digo, vigesimo nono da Independencia e do Império. Aos nove dias do mês de março do dito anno nesta cidade de São José de Mogy-Mirim da Provincia de São Paulo, com a publica audiência que nas casas de sua morada a fazenda estava dentre outros o Juiz Municipal João Carlos Souto Penteado com o actual Escrivão de seu cargo Theodoro Ribeiro de Camargo, n' ella de pois de ...na forma de estillo....Doutor José Alves dos santos, por elle foi dito, e requerido do dito Juiz por parte de seus constituintes João Pinto Cardoso Malheiros na causa dee divisão amigavel do SÍTIO BAIRRINHO, na localidade conhecida como Santa Cruz da Boa Vista.........
  • Helton Bassi Filippini fica dividido pela forma seguinte: iniciando no rio Pirapitinguy, d'onde uma brassa de valla, digo, d'onde fica feito uma brassa de valla , e dai a rumo direito até o caminho do Barreiro Grande, aondo fica feito outra brassa de valla , dai no mesmo rumo do caminho segue até o espigão onde divisa com João Antônio da Assumpção e pelo mesmo espigão até o Rio Pirapitinguy, e segue o mesmo abaixo até a dita valla onde principiou a divisa.....Sítio da Boa Vista, 29 de janeiro de 1850.
  • Helton Bassi Filippini Benedicto Antonio de Almeida era sogro de Luiz Filippini, respectivamente meu tataravô e meu bisavô.
  • Debora Mansur meu avô ajudou a construir essa capelinha!!!!!!
  • Geso Franco de Oliveira Vc acha que consegue mais informação sobre ?
  • Helton Bassi Filippini Geso Franco de Oliveira, ela foi reformada, más é a mesma capela.
  • Debora Mansur então Geso Franco de Oliveira... explicado.
    è a mesma e meu avô deve ter trabalhado na reforma... bjos
  • Noemia Chiste Essa capela existia no bairrinho era construida no terreno do Tio Antonio Martins ( entrada p/ o síto do Sr Osvaldo Sia) o nome dela era Capela de Santa Cruz, houve muitos casamentos nesta capela
  • Odinovaldo Dino Bueno Fiquei feliz por encontrar aqui dados da história das famílias dos meus pais, já que ambos descendem da família Almeida. Eu nasci à beira do Rio Pirapitinguy - num antigo CASARÃO dos avós materno - Felipe Jerônimo de Almeida e Josefina Augusta de Almeida. Nasci num dos dezesseis quartos - como dizia minha saudosa mãe - Maria de Lourdes de Almeida Bueno - "Meu filho, vc nasceu no casarão que tinha dezesseis quartos e uma alcova, onde porão guardavam-se carro de bois, cabriolé, carroças e outras recordações." Ao ler esta feliz exposição das sapientes mentes que preservam a bela história, sinceramente, fique emocionado. Parabéns às cultas mentes que preservam a importante história: JÁ QUE UM POVO QUE NÃO VALORIZA SUA HISTÓRIA, INFELIZMENTE, FICA SEM MEMÓRIA... VÍTIMAS DO ALEMÃO CHAMADO ALZHEIMER... Vamos recordar, pois estou a procurar - tenho primas providenciando - como diria - retrato do antigo e demolido casarão, onde, ao lado, ainda mantemos um pequeno sítio, tudo coberto com árvores centenárias, indo até o rio, que foi herança de minha mãe, a qual herdou em 1951, logo quando nasci. Portanto, pretendo trazer um pouco da história, mesmo através de fotos antigas ou de desenho do antigo casarão e engenho dos avós... Espero até contar com a colaboração dos sapientes historiadores... Meus blogs - saberladino.blogspot.com - xadrezdinobueno.blogspot.com - onde há tempo editei esta postagem, a qual sempre tem acesso, preservo história da região onde há ligações e ramificações de nossa grande família... Vejo se falar muito no saudoso amigo - Osvaldo Sia - que fora casado com Isabel Felippni - irmã do Onofre Felippini - primos em primeiro grau do meu saudoso Onophre Maria Bueno. Portanto - tenho ligações de ambos os lados e passei muitas férias escolares à casa de meus queridos tios, uma deles, o Tio Mário de Almeida - que tinha sua casa onde fora outrora O GRANDE CASARÃO DE MEUS AVÓS MATERNOS - SUPRACITADOS... Estamos à procura de velhos retratos que possam trazer ser copiados por desenhistas sobre O VELHO CASARÃO...

Nenhum comentário: