sábado, 21 de novembro de 2015

ARROGÂNCIA, EMPATIA E O EGOCENTRISMO, NA MAIORIA DAS VEZES, ALGUNS DEFEITOS INSANÁVEIS DAQUELES QUE CHEGAM AO PODER... (texto de um sapiente, velho amigo do tempo do rádio am - Valter Abrucez - um mestre - ao lado doutro velho amigo ArgeMIRO Repas - do jornalismo, das riquezas do apreciado interior...)


    Fiz questão de "roubartilhar" este texto do amigo Valter Abrucez. Um texto para encerrar mais uma semana sem nenhuma solução para os vários problemas da comunidade.

    A VIRTUDE QUE FALTOU
    Ninguém sabe tudo. E eu acho que a maioria (na qual me incluo) não sabe nada mesmo.
    Mas, a arrogância, a empáfia e o egocentrismo são ervas daninhas que vicejam prosperamente no meio político.
    A história é muito generosa em exemplos. Mas, são poucos os capazes da virtude da humildade. E diante do que estamos? Do resultado da falta de humildade, da ausência da noção do erro.
    O lugar mais alto no pódio inebriou, embriagou em intensidade vizinha ao coma.
    Ouvir? Para que, se a sentença das urnas foi interpretada como um aval ilimitado, a permitir fazer tudo que desse na telha, inclusive o festival de trapalhadas inédito – na história recente com certeza; na história remota talvez.
    “Eu sei, eu sou, eu faço”. “Não devo satisfações a quem quer que seja”. “E muito menos me sinto obrigado a ouvir vozes mais equilibradas, sensatas, desprovidas da pressa de ser erguer no altar dos infalíveis”.
    Estamos pagando por isso. Um preço altíssimo, de amortização a longo prazo, tal é a largueza de sua extensão.
    São poucos, muito poucos os sábios que vêm ao mundo. Gênios, então, são muito mais raros. E, em geral, sábios e gênios em nada se vangloriam dessa especial condição. 
    Costumam ser humildes.
    Falsos sábios e gênios costumam se transformar, ao contrário, em protagonistas de grandes tragédias, de estragos medonhos, incalculáveis.
    Curioso é não perceberem e perseverarem na teimosia, na dissimulação mentirosa, arrastando-se e aos seus à vala cada vez maior.
    Sim. Finalizo insistindo: faltou humildade, a qualidade que engrandece aos homens quando eles não se supõem os deuses de carne e osso.
    E concluo: o que está feito, está feito. Acabou. Não conserta mais. Pelo menos por ora. Será preciso tempo, e não pouco tempo.
    Comments
    Doutor Fragoso PARABÉNS Valter Abrucez,MUITO LEGAL MESMO
    DescurtirResponder29 h
    Nelson Patelli Filho Valter,meu amigo de longa data ,colega de rádio e de jornalismo.Que Deus te proteja e o conserve sempre com seu magnífico estilo literário e sua amizade sincera.
    DescurtirResponder18 h
    Celia Zauk Valter muito lindo o que escreveu realmente humildade não existe na nossa política
    DescurtirResponder16 h
    Celia Zauk Mas!Qualidade Walter Caveanha é especialista.
    DescurtirResponder16 h
    Ana Maria Souza Bertanha Eita....esse é o senhor Valter "professor sempre".
    DescurtirResponder15 h
    Odinovaldo Dino Bueno Este - Valter Abrucez e o velho ArgeMiro Cifuentes Repas - dois mestres de sapientes expressões que nos ensinam o bom caminho das reflexões... Parabéns - ao velho amigo Nelson Patelli Filho e colega de Rádio -tal qual esses dois supracitados - que sempre nos ensinaram o caminho das pérolas... O sapiente Nelson Pstelli Filho - com sua arte - nos ensinou a paixão pelo mundo da HISTÓRIA. Ah... o que presenciamos por aqui - a parte expressa e além linhas -vamos levar aos blogs - xadrezdinobueno...saberladino...insistanosonho.blogspot.com - que atravessam fronteiras - secas e oceânicas ...


    INSISTANOSONHO.BLOGSPOT.COM|POR ODINOVALDO DINO BUENO
    Odinovaldo Dino Bueno

    Escreva um comentário...

    Feed de Notícias

    As complicações e outros enroscos da vida poderiam ser extintos se não existissem os males da gigantesca burocracia.
    Comments
    Odinovaldo Dino Bueno Certíssimo - Geraldo Bertanha e ArgeMIRO Repas ... Burocracia...Burocracia é o resumo da máxima de quem lê não assina e quem tem o poder da decisão, não lê e assina... Lembram-se do ESCÂNDALO DA PETROBRÁS - como veio à tona? Compreendendo a marcha e tocando em frente...

Nenhum comentário: