Enviado pelo nosso amigo Guto Barros - diretor da imobiliária SAN REMO - M .MIRIM
Os 10 mandamentos da motivação
Imagine que em uma equipe de vendas externas existam dois profissionais. João, que domina técnicas e tem uma fantástica oratória e poder de persuasão, e Antônio, que vende os mesmos produtos e tem os mesmos treinamentos, mas é um tanto quanto “limitado”, possui muitos bloqueios, crenças limitantes e medos. É gago, tímido e possui baixa autoestima.
João espera as coisas acontecerem e não corre atrás de metas nem se preocupa em encantar e fidelizar seus clientes. Já Antônio se dedica e dá o seu melhor, afinal, ele sabe que, quando não é possível vencer pelo talento, o esforço “quebra um galho”.
João tem muito atributos, mas lhe falta o que sobra a Antônio: motivação. Não estou dizendo que talentos não são necessários, pelo contrário! Criativos empreendedores, bons líderes, ótimos vendedores e excelentes comunicadores são geralmente os mais ricos do mundo em suas áreas. Apenas afirmo que talento sem motivação é desperdício, é como um rei sem coroa.
Pense: se um incompetente motivado é capaz de grandes feitos, o que não pode fazer um competente motivado? De acordo com Maslow, considerado por muitos o “pai da motivação”, todas as pessoas querem ter mais dinheiro, boa saúde, longevidade, felicidade, estima e aceitação, paz de espírito, segurança, etc.
Abaixo, citarei o que classifico como os dez mandamentos da motivação. Todos são importantes e se interligam. Confira quais são e estimule-os em sua equipe:
- Não seja um procrastinador.
- Se começar algo, termine-o.
- Confie em você mesmo.
- Valorize o que realmente importa.
- Tenha grandes planos.
- Agradeça sempre.
- Ame-se muito.
- Não tenha medo de fracassar.
- Seja disciplinado.
- Persista, persista, persista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário