sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

IMPRENSA INTERNACIONAL DESTACA A DIFERENÇA DE DILMA PARA LULA...

O jornal britânico “Financial Times” publicou um editorial e uma reportagem sobre o novo governo brasileiro. Os dois textos mostram as diferenças entre a presidente Dilma Rousseff e seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva.

Em ambos, a conclusão é de que a atual tende a ser melhor do que o anterior. O editorial aponta mudanças introduzidas por Dilma nas políticas do governo e diz, com todas as letras, que ela “rompeu com políticas” de Lula; a reportagem fala dos contrastes de estilo de gestão entre os dois.

Não custa lembrar dois fatos recentes na imprensa internacional. No ano passado, o “Financial Times” escrevera que o então candidato José Serra era a melhor opção para o Brasil. E neste ano, o jornal

espanhol “El País” já escreveu uma reportagem no mesmo tom desta última do “FT”, na qual afirma que Dilma está impondo seu estilo, mais rígido e eficiente do que o de Lula.

Veja algumas diferenças entre Lula e Dilma apontadas no editorial:

- Lula se aproximou do Irã; Dilma está revertendo isso e “corretamente criticou” a recussa do governo anterior de aderir a uma resolução da ONU condenando o país persa por seus planos em energia nuclear;

- Lula “acertadamente aumentous os gastos” quando surgiu a crise internacional, mas “erroneamente” manteve-os por muito tempo, opina o “FT. Dilma reconheceu que isso é um problema e defendeu o menor reajuste possível para o salário mínimo. Além disso, a reportagem enfatiza que Dilma promete cortar entre US$ 40 bilhões e US$ 50 bilhões.

Nenhum comentário: