terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

MIRIAM LEITÃO: EXPLICANDO A VENDA DO BANCO DO SÍLVIO SANTOS...

Enviado por Míriam Leitão -
01.02.2011
|
10h00m
NA CBN

É preciso explicar melhor a venda do PanAmericano

Não ficou clara a venda do PanAmericano, do Grupo Silvio Santos, ao BTG Pactual. As informações que saíram ontem não esclarecem coisas fundamentais para as pessoas em geral. Se fosse só um negócio entre dois grupos privados, eles que se entendessem por lá, mas não é.

O banco estava quebrado, há informações de que o rombo pode ser maior do que o divulgado inicialmente. Não faz sentido do ponto de vista financeiro o empresário Silvio Santos ter recebido R$ 400 milhões e liberado todas as garantias dadas ao Fundo Garantidor de Crédito. Seria um péssimo negócio. Um banqueiro experiente como André Esteves, dono do BTG, não faria uma coisa assim.

Tem de explicar melhor por dois motivos: a Caixa Econômica Federal colocou muito dinheiro nesse banco e tem 49% das ações. É parte da administração, responsável por qualquer coisa que aconteça.

O Fundo Garantidor de Crédito, que socorreu o banco com empréstimo, é, na verdade, um fundo público, formado por parte do dinheiro de todos que têm conta corrente em banco. É administrado por instituições privadas e públicas, não é estatal, mas é público. O objetivo desse fundo é ter dinheiro para acudir um banco em caso de quebra. Interessa a todos nós, portanto, que fiquem bem esclarecidas as condições desse negócio.

Nenhum comentário: