quarta-feira, 20 de abril de 2011

POLÊMICA NA RELIGIÃO: PAPA COMPARA JESUS A SÓCRATES...

Religião

Papa Bento XVI compara Jesus a Sócrates em audiência

Para pontífice, é possível admirar Sócrates, mas cristãos devem seguir Jesus

Bento XVI: "podemos ver o grande contraste entre o sofrimento de Jesus e a atitude do grande filósofo Sócrates"

Bento XVI: "podemos ver o grande contraste entre o sofrimento de Jesus e a atitude do grande filósofo Sócrates" (Alberto Pizzoli / AFP)

O papa Bento XVI comparou a relação de Jesus e de Sócrates com a morte durante discurso em uma audiência geral no Vaticano nesta quarta-feira. "Se refletirmos sobre o drama do Getsêmani, podemos ver o grande contraste entre o sofrimento de Jesus e a atitude do grande filósofo Sócrates, que permaneceu pacificado diante da morte", disse o papa. Getsêmani é o local onde, segundo o Evangelho, Jesus e seus discípulos oraram na noite anterior à crucificação. A Igreja acredita que a angústia de Jesus no local foi tão profunda, que seu suor tornou-se gotas de sangue.

De acordo com o pontífice, é possível admirar Sócrates, que morreu com "tranquilidade", mas os cristãos devem seguir os ensinamentos de Jesus, que sofreu com a "angústia". "Podemos admirar Sócrates, mas a missão de Jesus foi diferente: não era a paciência, mas sim carregar todo o sofrimento da humanidade e abrir as portas do céu, que até então estava fechada para o homem", afirmou Bento XVI. Sócrates preferiu ser condenado a beber cicuta a negar sua filosofia.

Nenhum comentário: