(seguindo os trilhos da saudosa MOGIANA - o blog recebeu do neto do chefe da estação do ramal de Sapucaí - que passava por Itapira - Sr. João Buriti Fillho - fotos e parte da história da ESTAÇÃO DE SAPUCAÍ - que por vários anos teve o comando do seu avô - ANTÕNIO MARQUES, conhecimento pelo apelido de COMPANHEIRO. Vamos à história...) clique, depois, nosso saberladino.blogspot.com - cantinho sertanejo ou voltando p'ra nossa terra. Mais notícias sobre a ferrovia MOGIANA - veja xadrezdinobueno.blogspot.com) Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1898-1971) FEPASA (1971-1990) | |||||
SAPUCAÍ Município de Jacutinga, MG | |||||
Ramal de Itapira - km 51,819 (1938) | MG-0613 | ||||
Ramal de Sapucaí - km 357,341 (1960) | Inauguração: 01.07.1898 | ||||
Uso atual: abandonada x | sem trilhos | ||||
Data de construção do prédio atual: anos 1930 | |||||
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HISTORICO DA LINHA: O ramal da Penha foi inaugurado em 1882, com 20 quilômetros, até antiga Penha do Rio do Peixe (Itapira). O trecho de Itapira até Eleutério foi construído pela E. F. Sapucaí, mas encampado pela Mogiana, que não concordou com a posição de ceder sua zona privilegiada. Em 1891, o ramal, agora de Itapira, já chegava a Eleutério. Em 1898, chegou a Sapucaí, já em Minas Gerais, onde se encontrava, agora sim, com a E. F. Sapucaí. O transporte de passageiros durou até 1976, e cargas passaram até uns dez anos depois. Com a supressão da linha mineira, o ramal perdeu a função e foi desativado, tendo seus trilhos sido retirados em 1990, já abandonados. | |||||
A ESTAÇÃO: A estação de Sapucaí foi aberta em 1898. Era o ponto final do ramal de Itapira, e também o entroncamento do ramal com a E.F. Sapucaí, depois Rede Mineira de Viação (RMV), encampada depois pela RFFSA. Fica a menos de um quilômetro da divisa São Paulo-Minas, já em Minas Gerais. A estação foi inaugurada pela E. F. Sapucaí em 01/07/1898, depois de construída às pressas - a construção havia começado em abril - porque a Mogiana não autorizava o tráfego nos 3 km entre a ponte sobre o rio Eleutéio e a sua estação do mesmo nome, enquanto a Cia. Sapucaí não construísse a estação no ponto em que as linhas das duas ferrovias se juntassem. Aberta a estação, em 1/8, um mês depois, a Mogiana autorizou o tráfego. A estação passou a servir às duas estradas, tendo, porém, compartimentos independentes. A Mogiana ACIMA: A estação ainda com um trem da RFFSA estacionado à sua porta... provavelmente anos 1980 (Acervo Renato Libeck). ABAIXO: Estação e armazém de Sapucaí, em 2010 (http://www.panoramio.com/photo/ 24017159). pagava à E. F. Sapucaí um aluguel mensal de 80$000 pelo uso da estação, escritório, armazém e cômodos de moradia, e pelo uso dos desvios e girador. Ali se fazia a baldeação de um trem para outrro, cada um de uma empresa (A estrada de Ferro Sul de Minas, 1894-
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Nilson Rodrigues; Renato Libeck; Alberto del Bianco; Carlos Rabello; http://www.panoramio.com; www.imprensade jacutinga.com.br, 15/7/2010; Vasco de Castro Lima: A Estrada de Ferro do Sul de Minas - 1º cinquentenário 1884-1934; Mogiana: álbum, 1910; Mogiana: relatórios oficiais, 1875-1969; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) | |||||
Atualização: 16.04.2011 (MAIS DETALHES SOBRE A FERROVIA MOGIANA - NO BLOG DE XADREZ: xadrezdinobueno.blogspot.com) |
segunda-feira, 9 de maio de 2011
MOGIANA-ramal da penha-Itapira: RECORDAÇÕES DA ESTAÇÃO DE SAPUCAÍ...
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