Complicações do diabetes: os cuidados para se prevenir dos riscos mais comuns
Saúde do diabético pode depender de práticas simples, como reduzir o sal
Quando uma pessoa recebe o diagnóstico de diabetes, a atenção especial a pequenos detalhes cotidianos deve ser redobrada. Simples hábitos, como escovar os dentes, podem fazer toda a diferença na hora de prevenir complicações perigosas relacionadas à doença. Segundo o endocrinologista Frederico Marchisotti, mestre em Endocrinologia pela USP e especialista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, "o diabetes é uma doença que afeta o corpo todo". Mesmo assim, é possível levar uma vida saudável e de qualidade dando atenção a alguns cuidados.

1 de 7
Fique de olho nos pés
É  comum a perda de parte da sensibilidade nos membros inferiores dos  diabéticos, devido a uma lesão chamada neuropatia diabética. Esse  problema afeta nervos do corpo que - entre outras funções - levam  informações sensitivas ao cérebro. Em geral, a primeira parte afetada  são os dedos e outras áreas dos pés. Assim, feridas, cortes, rachaduras e  calos, pratos cheios para instalação de fungos e bactérias, podem passar despercebidos pela falta da sensação de dor ou incômodo.
O  problema é que o sistema imunológico de um diabético é menos eficaz do  que o de uma pessoa sem a doença. Portanto, o menor machucado pode  infeccionar e evoluir para um grave caso de gangrena, explica o  endocrinologista. No caso da necessidade de uma cirurgia de amputação,  as complicações ficam cada vez mais perigosas, já que novos focos de  infecção surgem a cada incisão.









Nenhum comentário:
Postar um comentário