sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

EUZÉBIO ROCHA, O MESTRE ESTA VIRANDO NO CAIXÃO, ADORNO EM CRÔNICA, QUE NOS FEZ RECORDAR O NOSSO MESTRE EM ECONOMIA POLÍTICA, MENTOR DA PETROBRÁS... Leia e divulgue esta arte...


Sob o olhar de Maurinho Adorno – Gazeta 11.12.2014
Euzébio Rocha, o mestre 
está virando no caixão
Euzébio Rocha deve estar virando no caixão, com a enxurrada de crimes cometidos contra os cofres da Petrobras ou, como digo sempre, contra o bolso vazio e furado dos brasileiros. Era um grande nacionalista e lutava incessantemente contra os grandes grupos econômicos estrangeiros, responsáveis por sugar nossos recursos, ou a vender caro seus produtos para um Brasil carente de produtividade e fundamentalmente importador. Eu o conheci no início da década de 70.
Homem visionário anteviu, como ninguém, as necessidades do país em explorar seu petróleo, para atender as necessidades futuras e se tornar independente do óleo negro estrangeiro. Mais ainda, pela manutenção do petróleo do subsolo brasileiro, uma menina nos olhos pelas empresas internacionais. Deputado federal constituinte em 1946, ele lutou bravamente na campanha do “o petróleo é nosso”, e viu o resultado de seu trabalho coroado de êxito em 1953, quando Getúlio Vargas assinou uma lei, instituindo o monopólio.
Conheci o Euzébio Rocha por acaso, como também por acaso fui sentar numa cadeira da Faculdade de Direito de Pinhal. Numa tarde, ao encontrar o amigo Orivaldo Bernardes de Oliveira Junior, ele me convidou para acompanhá-lo no vestibular. Topei e, alguns meses após, nos primeiros dias de aula, entra na sala um homem de baixa estatura, grisalho, mas com poucos cabelos, provavelmente consumidos pela sua luta nacionalista. Era Euzébio Rocha.
Na faculdade, os veteranos nos passaram a ficha do mestre. Se um dia um aluno estivesse com a intenção de evitar a aula de economia, era só mencionar a Petrobras, para Euzébio Rocha iniciar sua fala firme e dissertar sobre a estatal, até que o gongo tocasse anunciando o fim da aula. Era apaixonado e, na maioria das vezes, chegava a verter lágrimas: todos as viam escorrer pela face do professor.
Eu tive uma experiência ímpar com ele. Um dia ele nos dividiu em grupos e pediu um trabalho sobre economia, com o tema em aberto. Reunimos os colegas de grupo e a conclusão foi unânime: falar sobre a Petrobras e sua importância para o país. Fui encarregado de fazer o trabalho, numa época em que não existia um Google como fonte de informações. O jeito foi pesquisar na biblioteca e pedir umas matérias a um amigo da Folha de São Paulo.
Não posso dizer que o trabalho foi bem escrito, mas tiramos nota 10. Como não havia computador para formatar o texto, caprichei na estética, dedilhando uma máquina Olivetti, modelo Stúdio 44, a primeira que comprei, no ano de 1969. A apresentação do trabalho consistiu numa montagem de uma capa com fotos coloridas de poços de petróleo, a sede da Petrobrás no Rio de Janeiro, e funcionários da empresa uniformizados, e com seus capacetes amarelos. Essas fotos foram recortadas e montadas e acima delas, o título: “O Petróleo é Nosso”.
Algumas aulas após a entrega, Euzébio Rocha entrou na sala com os trabalhos, anunciou as notas deles, um a um, e os devolveu aos universitários. Deixou o nosso por último, elogiou e anunciou a “nota 10” e pediu para o doarmos a ele, para seu acervo pessoal. Ele ganhou o trabalho e eu fiquei sem cópia. Coisas da vida. 
Nesses dias, com o conhecimento do covil de ladrões na empresa, a memória me trouxe o velho mestre de Economia Política, um homem sério e competente, cuja vida foi marcada pelo nacionalismo, em defesa dos recursos naturais do Brasil. Com certeza, ele criaria a pena de morte para esses sugadores do dinheiro público. Estaria hoje, se vivo fosse, em prantos, ao ver a sua Petrobras transformada de orgulho nacional em vergonha internacional.
Curtir ·  · 
  • Carlos Rodrigues Seria uma lição para os que estão no poder hoje. Exemplo a ser seguido.
  • Francisco Adorno Maurinho Adorno, Parabéns pelo texto, eu também tive o prazer de conviver com o mestre Eusébio Rocha e guardo e guardo a mensagem que ele sempre passava para os alunos : Se deres um peixe ao homem eke se alimentará por ums única vez, mas se ensinar a pescar ele se alimentará por toda a vida . Bom dia a todos.
  • José Antonio Barufi Parabéns pelo texto, meu caro Maurinho Adorno! Bom dia!
  • Maurinho Adorno Agradeço a leitura, companheiro Carlos Rodrigues.
  • Marcos Roberto Moraes E assim caminha uma nação que despreza seu passado de luta e fortalece nas esferas públicas o conceito do horripilante, execrável e perverso jeito brasileiro.
  • Maurinho Adorno Você sabe, meu primo Francisco Adorno que Euzébio Rocha era um nacionalista honesto, como pouquíssimos políticos dos dias de hoje.
    Agradeço sua leitura.
  • Maurinho Adorno Agradeço sua leitura,amigo José Antonio Barufi.
  • Maurinho Adorno Belas palavras que deveriam ser refletidas por todos nossos amigos Marcos Roberto Moraes.
    Grato pela leitura.
  • Glaucia Beckert ótima leitura amigo Maurinho Adorno
    23 h · Curtir · 1
  • Janio Aparecido Pereira Lendo e aprendendo com o nosso querido Maurinho * parabéns *
    23 h · Curtir · 1
  • Heloiza Zaniboni otima leitura, reciclando homens de valores, e suas condutas. valeu Maurinho Adorno
    22 h · Descurtir · 2
  • Marta Melo Ótima leitura. Obrigada por me ensinar a cada dia mais!
    22 h · Curtir · 1
  • Odinovaldo Dino Bueno Sapiente e pensador amigo Maurinho, hoje você foi às profundezas, garimpou joias admiráveis e trouxe à tona mentes sapientes que lutaram pelo nosso petróleo, tornando o sonho de um escritor a maior realidade e, hoje, só saudade! Sim, saudade de um idealista do teor do mestre Euzébio Rocha, do qual muito nos honra, tendo ao lado bem sucedidos acadêmicos de direito; nós,também, bebemos de sua sabedoria, quando nos dizia:"NUMA SOCIEDADE EM QUE UMA MAIORIA GANHA POUCO E UMA MINORIA, MUITO, EM BREVE, A INSEGURANÇA SERÁ DE TODOS!" Bom, Maurinho, a realidade esta aí, à visão de todos! Quanta saudade deste velho mestre e,com certeza, Maurinho, ainda devemos ter em nossa biblioteca algum exemplar dos livros dele. Ainda temos vivo na memória, após décadas, que no apontamento de economia, onde defendia as hidrovias e ferrovias, além de falar da pimenta do reino, a famosa piperácea ou semelhante...(há fortes referências e orientações...) Só recordações, como você deixou escrito, de um grande nacionalista que deve estar triste e seus corroídos ossos, num carcomido caixão de velhas idealizações, que não sofreu só o passar do tempo, mas a falta de caráter (velha vergonha) desdes pseudos administradores da outrora FAMOSA PETROBRÁS - de tanta esperança... Hoje, envolvida numa vergonhosa LAMBANÇA...
    22 h · Editado · Curtir · 1
  • Luis Henrique Martins Rosa Maurinho não sei se o coração do Sr.Euzébio aquentaria tal situação,onde o procurador geral da republica pede a demissão de toda diretoria da petrobras,convenhamos c/toda razão e o nosso governo não ta nem ai e diz que vai manter todos nos seus devidos cargos.Uma pena.
    21 h · Curtir · 1
  • 21 h · Curtir · 1
  • 21 h · Curtir · 1
  • Fernanda Ribeiro Ótima lembrança a sua Maurinho, eu também tive o prazer de ter o Euzébio Rocha como mestre, a ponto de recordar de suas aulas que eram aplicadas com veemência, e nas provas então, me pego ainda nos dias de hoje, vendo aquele senhor de baixa estatura econsequentemente de passos curtos, que tentava alargá-los para demonstrar firmeza em seu caminhar, para quando virasse bruscamente, pegar os alunos que estavam sentados naquela fileira tentando colar, e o pior, quase sempre os pegava. Amei a leitura e lembrança meu caro e querido amigo, abraços!
    21 h · Curtir · 1
  • Mariangela Barbarini Longato Com certeza seu amigo Euzébio morreria de tristeza. Está cada vez mais difícil viver nesse país onde os valores estão se perdendo dia a dia. Nossa política cheia de descasos, roubalheira, desvios de conduta, nas mãos de lobos vorazes inaptos para exercer o poder. O povo vive à mercê do medo, da violência, da falta de assistência, das condições precárias enquanto esses poderosos engordam suas fortunas. O caso Petrobrás assim como outros escândalos financeiros, terminarão sem as devidas punições, isso é liquido e certo como é certo também que da justiça de Deus essa corja não escapará. Mais uma excelente e oportuna crônica! Parabéns Mauro!
    21 h · Curtir · 2
  • Miriam Rodrigues Costa Foi meu professor. Excelente !
    20 h · Curtir · 1
  • 19 h · Curtir · 1
  • Maurinho Adorno É um cenário triste para todos nós, a lembrança de um passado de esperança e uma atualidade de lambança, como você diz, amigo Odinovaldo Dino Bueno.
    Grato pela leitura.
    18 h · Descurtir · 1
  • Maurinho Adorno Cambada de ladrões, amigo Luis Henrique Martins Rosa, a Justiça deveria tomar até o últimos centavos desses crápula, e aplicar-lhes uns bons 20 anos de cadeia.
    Grato pela leitura, amigo.
    18 h · Curtir · 1
  • Maurinho Adorno Lendo a sua narrativa, eu vi o professor Euzébio Rocha à minha frente.
    Belas recordações, amiga Fernanda Ribeiro.
    Grato pela leitura.
    18 h · Curtir · 1
  • Maurinho Adorno Eu ainda espero a Justiça do homens, Mariangela Barbarini Longato.
    Temos que, como Deus é bondoso, dê-lhes o perdão.
    Mas.......Ver mais
    17 h · Curtir
  • Ina Rizola Infelizmente vivemos num país do faz de conta. Pessoas sem moral ocupando cargos de confiança e ninguém pode ou seja, ninguém quer fazer nada . Se imaginarmos o pais que vamos deixar para a futura geração é de arrepiar. Que do céu desçam chuvas de consciência , amor e sabedoria para melhorar esse mundo pequeno que vivemos. Bela crônica Maurinho Adorno.
    15 h · Curtir · 1
  • Maurinho Adorno Faço minhas as suas palavras, amiga Ina Rizola.
    Que Ele olhe por nós.
    Grato pela leitura.

2 comentários:

Unknown disse...

Olá. Três anos depois da publicação desse post, ouso dizer que Eusébio Rocha, de quem também fui aluna, revira no túmulo é por ver as mãos ávidas dos Estados Unidos sobre o pré-sal.

Unknown disse...

Se Eusébio Rocha revira no túmulo é por ver as mãos dos EUA sobre o pré-sal e a patetice contra a corrupção mantida para nos silenciar. Grande professor.