quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Novo no Twitter? Cinco dicas para você não se perder no Microblog

2010 foi definitivamente o ano da rede social Facebook, mas o Twitter não ficou muito atrás. Foram mais de 100 milhões de novas contas cadastradas. Gente curiosa, querendo entender qual é a finalidade de um sistema que permite a publicação de apenas 140 caracteres por mensagem. A verdade é que cada um tem uma definição, mas o objetivo desse post não é definir o serviço, e sim ajudar as pessoas que ainda estão dando os seus primeiros passos nesse ambiente de comunicação hiperativo.

Ao trabalho:

1- Saiba lidar com @ e #

A “@” seguida do nome de um usuário significa uma menção àquela pessoa. Mesmo que não siga você, ela poderá ver a sua mensagem e, talvez, respondê-la. Você pode incluir diversos usuários do microblog em uma mesma conversa. Só não esqueça de colocar a arroba na frente de cada nome.

Por outro lado, o símbolo “#” representa uma tag (ou hashtag). Serve para identificar assuntos e ajudar o Twitter a criar sua lista de tópicos em destaque (os Trending Topics). Por exemplo, se você estiver participando de um Congresso de Saúde, pode criar uma tag com o nome do evento: #congressodesaude. Toda vez que alguém clicar nela, será levado a uma lista de tweets de outros usuários que estão compartilhando o mesmo termo.

2- Abuse do Retweet ou RT

Fazer um retweet é simplesmente repetir o que outra pessoa disse dentro do microblog citando o nome do autor original da frase. Existem duas formas de fazer isso. A primeira consiste em utilizar o botão “Retweet” do próprio Twitter. Ele aparece toda vez que você passa o mouse em alguma mensagem. É mais prático, mas impede que você faça algum comentário sobre o tema em questão.

A segunda forma de criar um retweet é copiar a frase e citar o autor. A vantagem é que é possível adicionar um comentário à mensagem. A sintaxe é simples, basta colora o termo RT, o nome do usuário, a mensagem e o comentário. Por exemplo:

RT @james_rdv Dia ensolarado e eu aqui, preso no trabalho // Hahaha! Eu estou na praia!

Note que o texto após as duas barras é o feliz comentário de quem fez o retweet.

3- Conheça os Trending Topics

Localizados na parte direita do microblog, estão os Trending Topics. Eles são os assuntos de maior destaque e podem mudar constantemente durante o dia. Geralmente, os “TTs” fornecem uma boa dica do que está acontecendo de importante no mundo. Basta clicar em um dos links para ver a lista de mensagens publicadas sobre o assunto.

Outra vantagem do recurso é a possibilidade de regionalizar esses temas. Clicando no link “Change”, é possível escolher países e cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro.

4- Crie uma lista

Procurando pessoas que falam sobre temas específicos? Ao invés de seguir todas elas, você pode criar uma lista e ficar de olho em tudo que esses especialistas falam. Logo abaixo da caixa de textos, onde você escreve suas mensagens, exsiste a opção “Lists”. Ao expandi-la, você encontrará o item “Create a List”. Crie a sua lista com um nome simples, entre no perfil das pessoas e faça as devidas adições. Você pode separá-las por interesses pessoais, trabalho e até interesses românticos (o que não é muito aconselhável).

5- Use os aplicativos

Qualquer pessoa com um smartphone pode publicar mensagens no Twitter de qualquer lugar e a qualquer hora. Basta baixar o aplicativo específico para o seu aparelho e ter uma conexão com a internet – que pode ser via Wi-Fi ou 3G. Se você não encontrar um aplicativo, mas estiver conectado, basta entrar na página móvel do serviço no endereço http://m.twitter.com.

Tem alguma dúvida sobre o Twitter? Publique nos comentários!

Por James Della Valle

Nenhum comentário: