segunda-feira, 6 de junho de 2011

Polícia descobre novo sistema usado por bandidos para tirar manchas de notas de caixas explodidos

Icone de São Paulo São Paulo

publicado em 06/06/2011 às 13h53:

Cinco pessoas foram presas em operação realizada nas zonas leste, sul e oeste da capital

Mônica Ribeiro e Ribeiro, do R7

O diretor do Deic (Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado), Nelson Silveira Guimarães, informou nesta segunda-feira (6) que a polícia encontrou uma substância capaz de tirar as manchas de notas de caixas explodidos. O produto estava em uma casa na zona leste de São Paulo, onde dois homens foram presos.

Segundo Guimarães, o produto ainda não foi identificado, mas peritos vão analisá-lo. As manchas eram uma forma encontrada pelos bancos de identificar cédulas roubadas. Na semana passada, o Banco Central decidiu que as notas danificadas não teriam mais valor e deveriam ser recolhidas.

A descoberta desta segunda foi feita durante a continuação da operação Caixa Preta, que visa combater as quadrilhas que atacam caixas eletrônicos. Além dos dois presos na zona leste, outras três pessoas foram detidas nas zonas norte e oeste de São Paulo. Entre os presos está um foragido da Justiça.

De acordo com o delegado, 31 pessoas já foram presas por envolvimento neste tipo de crimes. Entre os suspeitos há policiais militares, mas Guimarães não informou quantos eles são.

Notas Manchadas

- Como devo agir ao sacar do caixa eletrônico uma nota manchada pelo mecanismo da máquina?
O Banco Central explica que o cidadao deve registrar um B.O. (Boletim de Ocorrencia) em uma delegacia, tirar um extrato da conta bancária e levar a documentaçao a agencia bancária.

- O banco irá ressarcir o valor da nota manchada?
Caso seja comprovado que a mancha foi acidental, a pessoa prejudicada poderá ser ressarcida do valor da nota.

- Manchei uma nota acidentalmente. O que devo fazer?
Se ficar provado que o dano nao foi causado por esses dispositivos, o banco deverá trocar a nota.

- Como devo agir ao receber uma nota manchada?
O Banco Central recomenda a populaçao que nao receba notas suspeitas de terem sido manchadas por dispositivo antifurto. Se a mancha tiver sido produto de uma açao criminosa, a nota nao será ressarcida.

- O que devo fazer se já tenho notas manchadas em casa?
O banco orienta a populaçao que possuir algumas dessas cédulas a encaminhá-las a uma agencia bancária, que se encarregará de remete-las ao Banco Central, onde serao mantidas sob custódia, para análise. Se for comprovado que o dano foi provocado por algum dispositivo antifurto, a instituiçao financeira deverá comunicar ao portador que a cédula foi fruto de açao criminosa e se encontra a disposiçao das autoridades competentes para investigaçao criminal.

Nenhum comentário: