domingo, 24 de julho de 2011

QUANDO O REGIME É SÉRIO OS FRUTOS CHEGAM: BRASIL - CAMPEÃO MUNDIAL NOS JOGOS MILITARES...

Rio de Janeiro

Brasil encerra Jogos Mundiais Militares em primeiro lugar

País obteve 114 medalhas, contra 99 da China, a 2ª colocada; resultado fortalece projeto das Forças Armadas que apoia atletas de alto rendimento

Flávia Ribeiro
Brasil termina em 1º lugar nos Jogos Mundiais Militares

Desacreditado no início, Brasil saiu vitorioso no quadro geral de medalhas (Cesar Greco/Fotoarena/Folhapress)

O Brasil terminou em primeiro lugar na quinta edição dos Jogos Mundiais Militares, realizada no Rio de Janeiro e que se encerrou neste domingo. Terminada as últimas provas, o país ficou com 114 medalhas, sendo 45 de ouro. A China, segunda colocada no ranking geral, obteve 37 medalhas de ouro para um total de 99. A conquista coroa projeto desenvolvido há três anos pelas Forças Armadas de apoio a atletas de alto rendimento.

O resultado impressionou até o mais otimista dos militares brasileiros. No início das competições, o vice-almirante Bernardo Gamboa, presidente da Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), afirmava que o objetivo do país era ficar em terceiro lugar – ainda assim despertava sorrisos e olhares incrédulos. Em 2007, na quarta edição dos Jogos, em Hyderabad, na Índia, o Brasil ficou num modestíssimo 33º lugar, com apenas duas medalhas de prata e uma de bronze.

A ascensão fulminante se explica pela nova política das Forças Armadas em relação ao esporte, iniciada há menos de três anos. No fim de 2009, saíram os primeiros editais do Exército e da Marinha convocando atletas de alto rendimento interessados em ingressar em seus quadros como militares temporários. De lá para cá, mais de 300 atletas tornaram-se marinheiros, soldados, cabos e sargentos. Passaram assim, além de receber o soldo todo mês, a treinar e viajar com o apoio das Forças Armadas.

“Quem tinha dúvidas sobre esse projeto agora não tem mais”, declara o almirante Gamboa, encantado com os resultados. “Foi uma bela surpresa. É lógico que sentia nos nossos atletas que eles estavam vibrando, mas apostei no terceiro lugar. De repente, veio o primeiro. Eles treinaram muito forte, participaram de todos os mundiais do Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM) no ano passado e de outros torneios neste ano. Não foi fácil. Todas as medalhas foram conquistadas ponto a ponto, mas a preparação foi acertada”.

Último dia – Neste último dia de competição, o Brasil ganhou três medalhas de ouro, quatro de prata e duas de bronze. No futebol, a equipe feminina venceu a final contra a Alemanha por 5 a 0, em São Januário, com um ótimo desempenho da jogadora Kátia Cilene, que marcou dois gols. Danielle Batista, atacante titular da equipe que disputou recentemente a Copa do Mundo de futebol feminino, também fez dois gols. Bárbara Ferreira fechou a goleada.

A seleção militar de basquete, treinada pelo experiente Alberto Bial, derrotou a Grécia por 76 a 64, na Arena multiuso. Outro ouro brasileiro do dia foi conquistado por Jefferson Sgnaolin, que venceu a prova completa de equitação (CCE) masculina. O cavaleiro ainda fez parte do grupo que conquistou a prata por equipes no CCE. Cláudio Goggia foi bronze nos saltos.

As outras quatro medalhas brasileiras do dia foram conquistadas no triatlo. O país foi prata por equipes no masculino e na prova mista, além de obtido o bronze por equipes no feminino. Carla Moreno foi prata individual.

O feito brasileiro é mais um incentivo para a continuidade do projeto das Forças Armadas em relação ao esporte. “Contribuímos com o esporte de alto rendimento. Nosso programa é mais um tijolinho que colocamos no desenvolvimento brasileiro nessa área. Ele mostra que temos atletas capazes, que só precisam de apoio”, afirma o vice-almirante.

Nenhum comentário: