domingo, 30 de março de 2014

CARTA AO NAVEGADOR CABRAL - SENSACIONAL OBRA - EM CRÔNICA DO MAURINHO ADORNO E COMENTÁRIOS DIVERSOS... CLIQUE E CURTA ESTA SAPIENTE MENSAGEM...


Nosso Cantinho O IMPACTO 29.03.2014 – Maurinho Adorno
Carta ao navegador
Pedro Álvares Cabral
Meu caro Cabral!
Todos dizem que você é um herói por ter descoberto o Brasil. Não concordo e vou explicar. Você, gajo português, saiu de seu país para comprar especiarias nas Índias, mas como péssimo navegador, não soube enfrentar as tormentas e acabou por desembarcar na América do Sul. Ou você saiu de Portugal mal intencionado. Ao invés de cumprir as ordens do rei de ir para as Índias, você resolveu aportar aqui e passar uns tempinhos com nossas índias, todas elas bronzeadinhas de sol e peladinhas da silva. Afinal, você é português, mas não é burro.
Você, meu amigo, foi o responsável pelo maior estrago feito pela humanidade. Aliás, um ladrão, porque você roubou as terras dos índios, enganando-os com algumas bugigangas, como os apitos que eles, ingenuamente gostaram. Se você tivesse boas intenções, teria oferecido a eles bacalhau do Porto e azeite Gallo. Vejo você na praia de Monte Pascoal, após rezar a primeira missa, ensinado os índios a cantar “e, e, e, e, índio quer apito, se não der pau vai comer”.
Você voltou para Portugal e o pau começou a comer por aqui, e come até hoje. A começar pelas famílias que você e seu rei resolveram enviar para cá, a título de colonizar o Brasil. Vou citar algumas e, desde já, peço desculpas ao ilustre lusitano se eu incorrer em algum engano. Você não pode negar que a família Soares seja de origem portuguesa. Um desses portugueses, por nome de Delúbio – acho que veio na nau Santa Maria – foi preso no presídio da Papuda e está a rezar, diariamente a “Ave Maria”.
Caro amigo Cabral, os Rabellos e os Vasconcelos, com certeza, foram famílias despachadas por você ao Brasil. Dia desses, pretendo perguntar a duas expoentes desses clãs, a Kátia e a Simone. É só para saber quem são os ilustres que vocês mandaram prá cá. A família do José Dirceu, com certeza, não é de Portugal, pois ele é muito inteligente para ser português. Brincadeirinha, amigo. No Brasil, todos brincam, dizendo que seus patrícios são burros, com exceção do Camões, é claro.
Como você sempre foi um homem inteligente, apesar de não saber navegar, eu tenho certeza de que você não trouxe a família do José Roberto Salgado, pois se eles fossem portugueses, você os teria deixado em Portugal no trabalho de salgar os bacalhaus. Da mesma forma é o caso do Cristiano Paz. Ele causou uma guerra por aqui com o caso do Mensalão. Se eu descobrir que ele é português, vou pedir ao Sarney que aprove uma lei considerando-o “persona non grata” e o extradite para Portugal. 
Aliás, pergunto ao preclaro amigo: Jacinto Lamas é português? É que, quando começou o Mensalão, vi que iriam esparramar lama para todos os lados, e pensei que você fosse o autor da arte.
Sabe, meu amigo, teve um acontecimento revelado recentemente, muito interessante; nossa presidenta (escrevo com “a” senão ela corta minha aposentadoria) autorizou a compra de uma refinaria, avaliada em R$ 84 milhões por US$ 1,18 bilhão. Você tem algo a ver com a vinda da família Rousseff ao Brasil? Ora, pois, se não tiveres avise-me. Aliás, cá no Brasil há um afrodescendente chamado Joaquim Barbosa, camarada legal. Não sei se ele veio de algum país africano de língua portuguesa, sob sua influência. Se for, agradeço penhoradamente.
Para finalizar, amigo Cabral, eu o convido para voltar ao Brasil e comprar um barraco em uma das favelas do Rio de Janeiro. É um lugar inigualável, com vistas lindíssimas para as belas praias cariocas. Para viver bem, basta apenas você ser ágil para se desviar das balas perdidas do narcotráfico. Aproveite e entre para a política, se queres ficar rico. Não sei como é em Portugal, mas aqui somos mestres em corrupção. Fiquei sabendo que em nossos dias você um gari, então, espero que você varra toa a sujeira de nosso Brasil. Um forte abraço.

Nenhum comentário: