sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Nove motivos para procurar um fonoaudiólogo

Rouquidão, problemas de fala, audição e até estética facial melhoram com tratamento

por Letícia Gonçalves

A capacidade de articular bem palavras, medir o tom de voz ideal e respirar nos intervalos certos destaca-se entre as pessoas que são habilidosas em se comunicar - feliz de quem apresenta naturalmente essas características. Se este não é o seu caso, um fonoaudiólogo pode ajudar. "Nós trabalhamos a comunicação, incluindo voz, escrita e audição", afirma a fonoaudióloga Solange Gonçalves, do Hospital Universitário São Francisco, em Bragança Paulista (SP).

Sucção, deglutição e mastigação são outras atividades que têm melhora no rendimento com a ajuda de sessões regulares no fonoaudiólogo, profissional homenageado em 9 de dezembro. Aproveite a data e veja como uma consulta pode ajudar nestas e em outras situações.

  • Amamentação - Foto: Getty Images
  • Dificuldade em deglutir - Foto: Getty Images
  • Rouquidão constante - Foto: Getty Images
  • Audição - Foto: Getty Images
  • Dislexia - Foto: Getty Images
  • Idosos - Foto: Getty Images
  • Estética facial - Foto: Getty Images
  • Problemas de fala - Foto: Getty Images
  • Respirador oral - Foto: Getty Images

1 de 9

Amamentação - Foto: Getty Images

Amamentação
Quem já não ouviu mães reclamando que não têm leite ou que o bebê parece rejeitar o peito? O fonoaudiólogo atua nessa área, estimulando a sucção e deglutição do bebê e evita o desmame precoce. "Isso é feito por meio de orientações e acompanhamento da mãe, além de treinamento de equipes de saúde em hospitais, para incentivar o aleitamento materno", explica a fonoaudióloga Eliana de Martino, diretora do curso de Fonoaudiologia da Universidade Guarulhos.

Comentário nosso, inserido na página do facebook...

Não deixe para amanhã o que pode, com certeza, resolver hoje! Prevenir é bem melhor que remediar! Os provérbios, passados dos mais velhos para nós, têm muita realidade.

Portanto - os blogs - saberladino - insistanosonho.blogspot.com e xadrezdinobueno.blogspot.com - pautam sempre pela sapiência dos experientes. Pessoas que gostam de transmitir os ensinamentos, semelhantes aos pajés, índios mais idosos na comunidade, vividos, faziam nas tribos, informação através de sinais (fumaça),de boca a boca, orientando os mais novos!

SE SOMOS DOTADOS DE DOIS OUVIDOS, DOIS OLHOS E UMA SÓ BOCA. Vamos ouvir mais, ver mais e respirar a sabedoria em dose dupla, já que o olfato nos orienta bastante, os animais, vários deles nos dando este exemplo: só usam o orifício que emite som quando muito necessário. Portanto, a boca deve ser usada por pessoa que já ouviu muito, viu muito e sabe sentir o cheiro do bem do mal, e ver o bom e o mau, etc e tal...

Nenhum comentário: