domingo, 19 de agosto de 2012

HÉLIO RIBEIRO - O PODER DA MENSAGEM: P'RA QUEM OUVIU O VERDADEIRO RÁDIO AM - SÉCULO PASSADO, SUCESSO INESQUECÍVEL... VEJA O TEXTO...

Assim falava Helio Ribeiro, texto de Irineu AlvesPDFImprimir

Avaliação do Usuário: / 28 

PiorMelhor 
Depoimentos
O programa de rádio "O Poder da Mensagem", de Helio Ribeiro, transmitido de São Paulo para todo o país, dos anos 60 aos 90, começava assim com uma mensagem de abertura: "Pessoas brilhantes falam sobre idéias. Pessoas medíocres falam sobre coisas. Pessoas pequenas falam sobre outras pessoas." (Dick Corrigan).

Ondas de rádio transmitiam frases geniais de iluminados pensadores, onde voz e interpretação transcendiam "O Poder da Mensagem".

Assim falava Helio Ribeiro.

Jamais imaginávamos estar entre os colaboradores que iniciaram, no início da década atual, a criação do "Memorial Helio Ribeiro".

Uma idéia simples, como a de passar para um "cd" o conteúdo de uma "fita k-7" gravada nos estúdios da Rádio Bandeirantes, em 07/03/75, não foi, senão, um tijolo apenas, mas nos fez sentir parte integrante daquela estrutura: "o que muito nos honra e envaidece", como diria o excelso apresentador.

Na tarde de 06/10/2000, dia do passamento daquele que nos propiciou memorável período de nossa juventude, era uma data pouco provável para sequer falar do sonho dos já saudosos admiradores. Porém, impelidos pelo receio de perdermos de vez o elo com nosso passado, mesmo comovidos, trocamos algumas palavras com um de seus irmãos.

Por sorte, outros amigos foram se somando nas reuniões informais que se seguiram.

E, sempre após as missas encomendadas e nos dias de "Finados", tivemos longas conversas sobre programas de rádio relembrados, planos e troca de telefones para os futuros encontros.

Não vamos citar nomes para não cometermos nenhuma injustiça. Afinal, muito mais importante que o nome dos que iniciaram o projeto do Memorial é o objetivo de "somar, crescer e divulgá-lo". É nossa a missão de reacender a beleza, "O Poder da Mensagem", que continua latente "no coração e nos ouvidos de gente de alta sensibilidade".

Basta ouvir "Os Carpenters" cantando "Yesterday Once More", junto com a "versão livre" do nosso comunicador, pra sentirmos que "hoje é ontem, uma vez mais, porque os bons tempos estão voltando".

Quem duvidar disso, atualmente, basta ouvir o apresentador Milton Neves, todos os domingos, em seu longo programa esportivo na Rádio Bandeirantes: o mais ouvido, por sinal. Lá ouvimos um sonoro "bom dia" do inesquecível "papa da comunicação" e, ainda, sempre colocam sua voz no ar com uma tradução musical ou falando textos primorosos.

E, parafraseando Hélio Ribeiro, vamos fechar também com nossa "mensagem final": "Nunca perca de vista a sua verdadeira riqueza: a sua espiritualidade e a capacidade de pensar criativamente. É melhor ter um milhão em capacidade de pensar do que um milhão de dólares no banco. Um milhão de dólares pode ser facilmente perdido, mas seu milhão em criatividade e espiritualidade estará sempre disponível quando você precisar". (Ernie Zelinski)

e-mail do autor: alves-irineu@hotmail.com

Comentários (6)
6Sex, 30 de Abril de 2010 07:27
Irineu Alves (autor do texto)
Disse Chico Xavier: "Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim".
Estou entre os que muito devem a esse "mestre" e agradeço o espaço pra expressar m/ "gratidão" pelo ensinamento, numa "singela" homenagem de mero ouvinte de rádio, sugerindo convite a tantos qtos escreveram "textos ímpares" sobre o gde comunicador, por toda a Internet. Como bem disse Mario Quintana: "As pessoas não existem para nos admirar, mas para compartilhar conosco a beleza da existência".
5Ter, 21 de Julho de 2009 18:28
Maria Lucia
Em 1972 eu tinha 17 anos, curtia Bee Gees, e Roberto Carlos. Esudava a noite. Portanto começava fazer lição logo após o almoço, momento em que curtia as traduções do saudosíssimo Helio Ribeiro. Ai gente quantas saudades.

Um comentário:

Elizabeth disse...

QUE SAUDADES!!!!!!
TODAS AS TARDES, EU TRABALHAVA OUVINDO O NOSSO QUERIDO SAUDOSO HELIO RIBEIRO....SUAS TRADUÇÕES ERAM ÚNICAS...ELE DAVA ALMA NOVA COM SUA CAPACIDADE DE COMUNICAÇÃO...EU AMAVA AQUELA VÓZ!
OUVI-LO FEZ PARTE DE MINHA JUVENTUDE...ERA A MOÇA DO KARMANGUIA AMARELO...ERA O GUTO QUE SE INTROMETIA...E AQUELE "SABE QUEM???...SABE QUEM????"
SUAS PALAVRAS IAM FUNDO NO CORAÇÃO!!!
QUE SAUDADES DE VOCE MEU QUERIDO LOCTOR!!!!!