sábado, 1 de dezembro de 2012

OABSP - MARCOS DA COSTA É ELEITO PRESIDENTE...


Marcos da Costa é eleito presidente da OAB em São Paulo

Atual vice do órgão venceu Alberto Zacharias Toron e Ricardo Sayeg.
Ele irá suceder Luiz Flávio Borges D’Urso, que está há 9 anos no cargo.


Marcos da Costa (Foto: Divulgação/arquivo pessoal)
O presidente eleito da OAB-SP, advogado Marcos
da Costa (Foto: Divulgação/arquivo pessoal)
O advogado Marcos da Costa, de 48 anos, foi eleito o novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB SP). Com 98% das urnas apuradas até as 18h desta sexta-feira (30), ele foi matematicamente eleito, segundo a assessoria do órgão.
Vice-presidente da OAB-SP, Costa recebeu apoio do atual mandatário, Luiz Flávio Borges D’Urso, que está há 9 anos no cargo. Ele venceu nas urnas outros dois advogados: Alberto Zacharias Toron e Ricardo Sayeg.
De acordo com a Ordem, as eleições, realizadas na quinta (29), valem para as Diretorias do Conselho Seccional e as Diretorias das 225 Subsecções. Estavam aptos a votar mais de 250 mil advogados, sendo 93 mil na capital e 158 mil no interior. Os votos neste ano foram colhidos em cédulas de papel. De acordo com a comunicação do Conselho Federal da OAB, o Tribunal Superior Eleitoral não cedeu urnas eletrônicas devido à proximidade das eleições municipais.
O voto é obrigatório para todos os advogados que estiverem em dia com o pagamento da anuidade junto à Ordem. A OAB/SP alerta que não há voto em trânsito e que quem não votar deverá justificar sua ausência por meio de um requerimento encaminhado ao Conselho Seccional da Ordem. No caso de falta injustificada, o advogado deverá pagar multa de 20% do valor da anuidade.
Apoios e desistências
No início deste ano, ao menos outros três advogados chegaram a anunciar a pré-candidatura para a presidência da OAB em São Paulo, mas não registraram suas chapas. O criminalista Roberto Podval, que mantinha até esta terça-feira (27) o site de sua candidatura no ar, anunciou em outubro que deixava a corrida pelo cargo para apoiar Toron. “Nosso movimento foi e continuará sendo importante, mas a continuidade na nossa chapa dividiria a oposição e fatalmente daria a vitória ao grupo que ai está”, disse, em carta aberta publicada em seu site.

A advogada trabalhista Sônia Mascaro também abriu mão da candidatura meses depois de anunciá-la e decidiu unir-se a Sayeg. Sônia chegou a anunciar apoio a Toron, mas afirmou ter voltado atrás por discordar da opinião do candidato sobre questões como a descriminalização das drogas, à qual Toron seria favorável.
Especialista em defesa do consumidor na área da saúde, a advogada Rosana Chiavassa também foi pré-candidata na corrida pela presidência da OAB/SP, porém anunciou no fim de outubro seu apoio a Toron, chapa da qual se tornou vice-presidente. “Nós nos unimos porque iríamos todos morrer na praia. Estávamos em empate técnico e essa era a única forma da oposição ganhar", afirmou ao G1, por telefone
.

Nenhum comentário: