sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

TREMOR DE TERRA, HÁ QUASE SÉCULO, ASSUSTOU REGIÃO DE ARTUR NOGUEIRA E COSMÓPOLIS: PENSARAM SER O FIM DO MUNDO... (veja documento da época - que nos foi fornecido pelo parente Helton Bassi Filippini)


21 de December de 2012

Há quase um século, possível ‘fim do mundo’ teria assustado nogueirenses

Diário assinado há 94 anos relata tremores em Artur Nogueira e Cosmópolis


Hoje, sexta-feira (21), muitas pessoas aguardam o temido ‘fim do mundo’. Mas até agora, nada de anormal aconteceu com o planeta. Porém, engana-se quem pensa que essa história do ‘fim dos tempos’ é somente dos dias atuais.
Os registros de um diário escrito há quase um século demonstram que a história do ‘fim do mundo’ é antiga – pelo menos para os moradores de Artur Nogueira e Cosmópolis, cidades que não passavam, na época, de pequenas vilas.
Segundo informações, Luiz Filippini, que morava próximo ao Rio Pirapitingui, hoje o Bairrinho de Artur Nogueira, relatou em seu diário um tremor de terra que assustou os moradores da região.
O documento diz que na madrugada do dia 15 de janeiro de 1918, há 94 anos, um pequeno terremoto estremeceu casas e deixou em pavor muitas pessoas, pensando em ser o temido fim do mundo.
O diário foi autenticado e assinado por testemunhas, que comprovariam para a posteridade a veracidade do acontecido. Em conversa com os mais antigos, o fato ainda é lembrado nos dias de hoje, como um acontecimento marcante e assustador.
(Com informações de Adriano da Rocha e Helton Bassi Filippini)

Nenhum comentário: