21 de December de 2012
Há quase um século, possível ‘fim do mundo’ teria assustado nogueirenses
Diário assinado há 94 anos relata tremores em Artur Nogueira e Cosmópolis
Hoje, sexta-feira (21), muitas pessoas aguardam o temido ‘fim do mundo’. Mas até agora, nada de anormal aconteceu com o planeta. Porém, engana-se quem pensa que essa história do ‘fim dos tempos’ é somente dos dias atuais.
Os registros de um diário escrito há quase um século demonstram que a história do ‘fim do mundo’ é antiga – pelo menos para os moradores de Artur Nogueira e Cosmópolis, cidades que não passavam, na época, de pequenas vilas.
Segundo informações, Luiz Filippini, que morava próximo ao Rio Pirapitingui, hoje o Bairrinho de Artur Nogueira, relatou em seu diário um tremor de terra que assustou os moradores da região.
O documento diz que na madrugada do dia 15 de janeiro de 1918, há 94 anos, um pequeno terremoto estremeceu casas e deixou em pavor muitas pessoas, pensando em ser o temido fim do mundo.
O diário foi autenticado e assinado por testemunhas, que comprovariam para a posteridade a veracidade do acontecido. Em conversa com os mais antigos, o fato ainda é lembrado nos dias de hoje, como um acontecimento marcante e assustador.
(Com informações de Adriano da Rocha e Helton Bassi Filippini)
Nenhum comentário:
Postar um comentário