sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

VAMPETA E SUAS HISTÓRIAS NO FUTEBOL: RIA DOS CAUSOS DA BOLA E SUAS FIGURAS...


Vampeta recorda dia que reclamou de privilégio na seleção para “europeus” e episódio do “trabalho” de Roberio de Ogum para Gilmar Fubá

Vampeta: "o Müller da igreja acabou com o trabalho do Roberio de Ogum"
Vampeta é sempre um convidado que rende boas histórias. Assim foi nesta quinta-feira no "Bate-Bola 2ª Edição", da ESPN Brasil. O chamado "velho Vamp", que está lançando hoje um livro de histórias, contou algumas das mais divertidas no programa.

Eliminatórias da Copa do Mundo de 2002, seleção comandada por Luxemburgo vinha de derrota para o Paraguai fora de casa e recebia, na sequência, a Argentina no Morumbi. Jogo complicado, mas que terminou com ótima atuação da seleção, que venceu os hermanos por 3 a 1. Vampeta marcou dois gols e saiu como o melhor em campo. Alex, agora de volta ao Coritiba, marcou o outro gol na época. Só que ambos poderiam não ter jogado, não fosse a pressão de Vampeta pelos brasileiros que atuavam no Brasil. "Nós tínhamos perdido por 2 a 1 no Paraguai. Viemos pro hotel aqui em São Paulo e tivemos uma reunião, onde o Vanderlei [Luxemburgo] falou que tinha que ganhar da Argentina, que era um jogo importante, porque as coisas tavam ficando complicadas [em termos de classificação para a Copa]", lembra.
E continua: "aí o Vanderlei perguntou se alguém queria falar alguma coisa, e eu disse: 'eu quero falar. Quero falar que eu sou titular de um grande time do Brasil e do mundo. Sou titular do Corinthians. O Alex é titular do Palmeiras, o Ronaldinho é titular do Grêmio, o Marques e o Guilherme são titulares do Atlético-MG. Então, não tem esse negócio de jogador que vem da Europa, que atravessa o Atlântico, não querer ficar no banco, não'. Os caras que jogavam na Europa tudo me olharam. 'O que você tá falando?'. E eu: 'ele perguntou quem quer falar, eu posso falar e depois vocês falam o que quiserem. Aqui é seleção brasileira. Tem que jogar os melhores. Esse negócio de quem vem da Europa não poder ficar no banco tá errado, Vanderlei'", reclamou o "velho Vamp", dando o seu recado, onde defendia a justiça na escalação do time.
"Isso que eu falei deu um tumulto danado na hora, só que aí no dia seguinte o Vanderlei escalou eu, o Alex e o Ronaldinho Gaúcho", contou, arrancando gargalhadas de todos que participavam do programa nos estúdios da ESPN, em São Paulo.
O dia que o religioso Müller acabou com Roberio de Ogum
Na segunda história hilária contada por Vampeta no Bate-Bola, o ex-jogador do Corinthians e da seleção recorda a final do Campeonato Brasileiro de 1998 entre Corinthians, campeão, e Cruzeiro, vice na época. História ocorrida antes e após o primeiro jogo daquela decisão, quando os times empataram por 2 a 2 no Mineirão, em Belo Horizonte.
"Na final do Brasileiro de 1998, o Vanderlei [então técnico do Corinthians] tava preocupado com o ataque do Cruzeiro que tinha Müller e Fábio Júnior. E pensou: 'vou botar o Batata para marcar o Fábio Júnior, Gamarra na sobra. Vampeta e Rincón só querem jogar, então vou tirar o Ricardinho e pôr o Gilmar Fubá [volante] para marcar o Müller'. Só que o Gilmar não vinha jogando".
Continua Vampeta: "então o Vanderlei chegou nele e falou: 'passa no meu quarto que eu quero falar com você'. O auxiliar do Luxemburgo sempre foi o Roberio de Ogum, então quando o Gilmar chegou no quarto do Luxemburgo tinha uma banheira com seiva de alfazema, pétalas de rosa, sal grosso, arruda. 'Trabalho' completo", relembra Vamp.
"Aí o Vanderlei chegou nele: 'como você tá, negão?'. E o Gilmar: 'tô bem, professor'. 'Tá bem nada', respondeu Luxemburgo. 'Vou tirar o Ricardinho e você vai marcar o Müller no domingo. Dá um mergulho nessa banheira aí'. Aí o Gilmar deu o mergulho e quando saiu a cara tava cheia de pétalas de rosa. 'Agora você tá pronto para marcar o Müller', disse o Vanderlei. 'Tô', respondeu Gilmar Fubá. 'Tá nada. Dá o segundo mergulho', ordenou Luxemburgo, que falou: 'agora você vai marcar o Müller e ele não vai andar no Mineirão'. 'Então tá bom professor', reagiu o obediente ex-volante do Timão. 'Tá bom nada. Dá o terceiro mergulho pra fechar o trabalho', insistiu Luxa, e Gilmar obedeceu".
Prossegue Vampeta com a história: "o próprio Gilmar resolveu contar isso pra mim e para o Edilson. Aí no domingo, chega o jogo no Mineirão, primeira bola do Müller, ele dá aquela ameaçada, balançada para um lado, e o Gilmar foi [seco] na primeira ameaçada [e levou o drible]. Aí o cruzado [do joelho] do Gilmar arrebentou na hora. O Cruzeiro fez 1 a 0, depois 2 a 0, só que nós conseguimos empatar por 2 a 2".
Tudo bem, bom empate, felicidade no hotel, mas aí Vampeta resolve lembrar da história do "trabalho" do guru espiritual de Luxa para Gilmar Fubá que acabou não dando muito certo na tentativa de parar Müller naquele jogo. Claro, Vamp não deixou passar e então tirou onda com o episódio.
"Eu ficava na janta e tomava um gelo [bebida alcoólica], porque o Vanderlei liberava, aí e eu falei: 'porra, o Müller da igreja acabou com o trabalho do Roberio de Ogum. 'Comeu o meu volante'", recordou, rindo, e continuou: "o Vanderlei, escutando na mesa, ficou puto, porque ele achava que ninguém sabia. Então ele mandou o PC Gusmão, que era treinador de goleiros do Corinthians, falar pra mim que não tava gostando dessa brincadeira. 'O homem tá puto com você, velho. Para com essa brincadeira, senão ele vai te tirar do segundo jogo', deu o recado Gusmão. Aí eu falei pra ele: 'fui titular o campeonato todo, meu irmão. Vanderlei vai ter que se acertar com a imprensa e com a torcida para não me botar pra jogar e eu vou contar que foi por causa do Roberio de Ogum, que o Müller arrebentou com ele'".
Que figura! Ótimo contador de histórias. Aliás, essa última e muitas outras estão no livro "Vampeta - memórias do velho Vamp", escrito pelo jornalista Celso Unzelte e cujo lançamento ocorre nesta sexta-feira, a partir das 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo: av. Paulista, 2.073.
*Atualização: no começo deste ano, em entrevista ao programa "Kajuru Pergunta", na TV Esporte Interativo, Vampeta contou sobre essa história engraçadíssima envolvendo Luxemburgo, Roberio de Ogum e Gilmar Fubá. O vídeo pode ser acessado aqui.

Nenhum comentário: