domingo, 14 de julho de 2013

COMPUTADOR & XADREZ: OBSERVE OS RICOS DADOS... (colaboração do sapiente discípulo da arte de pensar - DANIEL CORRÊA)



A COMPLEXIDADE DO XADREZ

No xadrez, em teoria, é possível jogar um jogo perfeito ou construir uma máquina para fazê-lo da seguinte forma: em cada determinada posição do conjunto de peças no tabuleiro calcula-se todos os movimentos possíveis, em seguida, todos os movimentos para o adversário, e assim sucessivamente até o final do jogo para cada variação de posição calculada. De acordo com as regras do xadrez, o jogo deve terminar depois de um número finito de movimentos. Dessa maneira para cada uma das variações calculadas, algumas terminariam em vitória, derrota ou empate. Se pensarmos de maneira reversa no sentido do jogo, do seu final para o início, seria possível determinar a partir de uma determinada posição se esta levaria invariavelmente a uma vitória forçada, a um empate ou se estaria perdida. Dessa suposição surge uma grande questão: haverá algum dia um sistema computacional para efetuar o que deve ser um cálculo impraticável da análise combinatória do xadrez?
Atualmente, a melhor análise realizada de todas as posições legais possíveis num jogo de xadrez com duração de 40 movimentos (40 lances das brancas e 40 lances das pretas) é de 45193640626062205213735739171550309047984050718 (2^154,9848 ou 10^46,655), realmente um número bem grande. Voltando a grande questão, atualmente qual o poder de cálculo para analisar todas essas possibilidades de jogos e assim determinar quando se vence, quando se perde, e quando se empata?
O computador com o maior "poder" de cálculo utilizado até hoje num jogo de xadrez foi o lendário Deep Blue, que venceu em 1997 o Grande Mestre e 15 vezes campeão mundial Garry Kasparov. Deep Blue era um computador que operava utilizando busca por força bruta, analisando 200 milhões de posições por segundo, tendo sido considerado na época (Junho de 1997) o 259o computador mais "poderoso" do mundo, com capacidade de cálculo de 11,38 bilhões de operações de ponto flutuante por segundo (FLOPS). Atualmente, o mais poderoso computador do mundo se encontra na China e se chama Tianhe-2, com capacidade de cálculo de 33,86 quatrilhões de FLOPS. Se utilizássemos o Tianhe-2 para efetuar a análise de todas as 10^46,655 posições de um jogo médio típico de xadrez com 40 movimentos, o "poderoso" computador levaria aproximadamente 2,406x10^24 anos, tempo esse "pouco mais de 174 trilhões" de vezes maior que a suposta idade do universo!!!

Post especialmente dedicado aos amigos amantes do xadrez, Odinovaldo Dino BuenoThiago CagliariNelson Mangilli JuniorOta CorrêaLuiz Augusto e Luiz Henrique Longatto
Curtir (desfazer) ·  · Seguir (desfazer) publicação · Compartilhar · há 33 minutos
  • Você e Luiz Augusto curtiram isso.
  • Luiz Augusto Muito interessante o post, e realmente o xadrez é muito complexo, muito MESMO.
  • Odinovaldo Dino Bueno Sapiente e estimado amigo DANIEL CORRÊA, discípulo da arte de pensar sobre O FASCINANTE UNIVERSO DAS SESSENTA E QUATRO CASAS DO TABULEIRO DE XADREZ, NAS POSIÇÕES DE UMA BELA PARTIDA. A QUAL FAZ ASSOBIANDO LINDAS MELODIAS DA NOSSA ADMIRÁVEL MPB. UM GRANDE ABRAÇO E VOU LEVAR AOS BLOGS ESTA ÚTIL CONTRIBUIÇÃO SUA - DANIEL CORRÊA.

Nenhum comentário: