domingo, 15 de agosto de 2010

AOS AMIGOS E FÃS DA VERDADEIRA MÚSICA SERTANEJA...

Rei da Capa (abro espaço, já que não tive oportunidade, ainda, de conversar com o Dino Franco, compositor da bem executada moda, para se verificar a veracidade da cidade onde o Turquinho nasceu. Portanto, nesse espaço do saberladino, o espaço está aberto para quem quiser dar informação sobre a vida do Turquinho - rei da capa. Conheci, já que era amigo e parente do meu pai, o Toureiro Turquinho, que por várias vezes, como fez, o também saudoso toureiro Asa Branca, ele passou por nossa região com seu famoso circo de rodeio. O turquinho - é membro da família Fogaça, da região do bairro Palmeiras, em Mogi Mirim. Nesta cidade, conheci o seu irmão Geraldo Fogaça, já falecido e sua irmã - Nazira Fogaça Guarnieri - que estarei, brevemente, coletando importantes informações.

Aguardo - sobre o supracitado assunto, colaborações, inclusive sobre familiares, do também toureiro - Asa Branca - que era dono do Circo Rodeio México - onde - já faz alguns anos - numa apresentação que fazia com a dupla Simoso e Simosinho - tive oportunidade, no bairro da Sta.Cruz - em Mogi Mirim - de apresentar, talvez uma das últimas em nossa região, antes da morte do violeiro maior - Tião Carreiro; de trazer ao palco no circo do Asa - a dupla Tião Carreiro e Pardinho - assessorado pelo Campanha - que, naquela noite, devido ter arrebentado uma corda do violão do Pardinho - teve que cantar para o público de Mogi Mirim e região, algumas músicas com o Tião, enquanto o Pardinho trocava a corda do violão. Oportunidade que o Campanha me contou - que devido a amizade deles - Tião Carreiro e Pardinho - estar estremecida, era ele, o Campanha, que ensaiava com cada deles, individualmente. (coisas do mundo artístico)
(vamos analisar a bem rimada letra da moda REI DA CAPA - sucesso nacional do século passado - idos de sessenta - da dupla Pedro Bento e Zé da Estrada - composição do amigo Dino Franco (antigo Pirassununga - que foi diretor do setor sertanejo da gravadora do galinho - a chantecler)

Lá pras bandas de Barretos na maior zona de gado
Foi berço de criação de muitos peão afamado
O Petito e Gomercindo, Zé Pretinho e Colorado
Quatro heróis do arreio pelo povo consagrado
E foi neste mesmo mapa que nasceu o rei da capa campeão de dois estado

O Turquinho é um toureiro de talento e suporte
O seu nome é conhecido desde o sul até o norte
Para sair vitorioso nunca dependeu da sorte
É um caboclo de confiança destemido e muito forte
Pra lutar com boi selvagem é um peão de coragem que não teme a própria morte

Nasceu em Jaborandi o mundo guiou seus passos
Abandonou os estudos pela inclinação do laço
Nessa lida tão pesada nunca sofreu um fracasso
Enfrenta qualquer perigo com muito desembaraço
Sem ter muito sacrifício ele faz qualquer mestiço ficar preso nos seus braços

No estado de São Paulo teve pouco paradeiro
Atravessou as montanhas do grande estado mineiro
De cidade em cidade orientava os companheiros
Demonstrando o seu valor de campeão dos picadeiros
O Turquinho é um homem que sabe honrar o nome de paulista e brasileiro

Nenhum comentário: