sábado, 9 de agosto de 2014

COSER E COZER SÃO HOMÔNIMOS HOMÓFONOS OU HETEROGRÁFICOS:IGUAIS NA PRONÚNCIA E DIFERENTES NA ESCRITA... Saber não ocupa lugar, faz você ocupar...

A origem de palavras e expressões

Coser, cozer, cozinhar, chef de cuisine, comer gambá errado, cozinhar o jogo, ter estômago de avestruz

27/05/2013

*Por Ari Riboldi
CO

Coser e cozer – homônimos heterográficos


Homônimos são vocábulos que têm a mesma pronúncia – e às vezes a mesma grafia -, mas sentido diferente. No caso acima, coser e cozer são homônimos homófonos ou heterográficos: iguais na pronúncia e diferentes na escrita.

Coser

Do verbo latino “consuere”, unir uma coisa com a outra, costurar, coser.

Costurar, juntar, através de pontos feitos com agulha e qualquer tipo de linha, fio, etc., uma coisa de outra; unir, encostar; unir-se ou encostar-se muito a outra coisa ou pessoa; unir com pontos as bordas de uma ferida ou incisão; perfurar, esfaquear, criar pontos em alguém.

Cozer

Do verbo latino “coquere”, cozinhar.


Cozinhar


Do verbo latino “cocinare”, cozer, cozinhar, preparar a cozinha.

Preparar alimento pela ação do fogo; sinônimo de cozer.

Chef de cuisine


Expressão francesa cuja tradução é chefe de cozinha.  “Chef” em francês significa ‘o chefe’, ‘o cabeça’.

Cozinheiro com formação ou notável experiência, hábil na preparação de pratos requintados; cozinheiro experiente e capacitado para ser o responsável pela cozinha de um hotel, restaurante, clube, a quem compete escolher e preparar o cardápio de acordo com a ocasião.

Comer gambá errado


Comer determinado prato pensando que é outro; ser enganado, recebendo algo de qualidade inferior ao que se esperava.

Cozinhar o jogo

Na gíria do futebol, prender o jogo, simular lesão, fazer uso de qualquer artifício para fazer o tempo passar, prejudicando o andamento normal da partida, especialmente para manter o placar favorável e prejudicar a reação do time adversário; o mesmo que fazer cera. 


Ter estômago de avestruz

É a maior das aves e o ovo da fêmea é o maior do reino animal. Não voa. Em compensação, corre depressa, alcançando a velocidade de 80 km por hora.

O termo é a junção de ave + estruz, isto é, pássaro-camelo. Era largamente usado como montaria. O seu estômago possui um poderoso suco gástrico capaz até de dissolver metais. Aliás, a ave parece atraída por objetos brilhantes que os engole com facilidade.

Por associação, estômago de avestruz é a pessoa que come de tudo, não sofre de dor de estômago e tem excelente digestão.

Ditado popular

Comer e coçar, tudo está em começar


Quando a comida é boa, a tendência de qualquer um é ingerir além do necessário, deixando-se dominar pela gula. Da mesma forma – e mesmo sendo anti-higiênico -, quando alguém começa a coçar ferida ou parte do corpo com alguma alergia, a tendência é continuar, prolongar o ato, em busca de alívio. Na prática, está irritando mais a pele e provocando maior desconforto.

No sentido figurado, não é fácil para ninguém interromper algo que lhe traz prazer, satisfação imediata, até mesmo quando se trata de algo ilícito ou prejudicial.




Nenhum comentário: