quinta-feira, 20 de agosto de 2009

EXCELENTE NOTÍCIA PARA QUEM TEM MEDO DE DIRIGIR VEÍCULOS...

Medo de dirigir: o carro como divã

Do banco do passageiro, terapeuta auxilia motorista que busca coragem para guiar

Texto: Andréia Jodorovi

Fotos: Arquivo

(19-08-09) – Quando, em 1993, a especialista em psicologia do trânsito Cecília Bellina desenvolveu um tratamento pioneiro para pessoas com medo de dirigir, baseada na Terapia Comportamental Cognitiva (TCC), o método consistia em conduzir a sessão de terapia dentro do carro. Durante uma hora, do banco do passageiro, o terapeuta trabalhava in loco as angústias e ansiedade do paciente, buscando ajudá-lo a superar o medo no momento em que ele aparecia.

Há nove anos, entretanto, depois de observar na recepção de sua clínica o entusiasmo com que duas pacientes conversavam sobre os medos e superações vivenciadas ao volante, Bellina resolveu dar nova via ao seu método: a terapia em grupo. O trabalho no carro ficou a cargo dos assistentes terapêuticos (AT), instrutores treinados para ensinar motoristas que têm medo de dirigir. “O fóbico precisa do contato com o carro. Se ele não se juntar ao medo nunca vai vencê-lo. Entretanto, a terapia dentro do veículo demora mais a dar resultados porque a fala do paciente é sempre interrompida; afinal, ele tem de prestar atenção ao trânsito”, afirma Bellina.

Para quem é fóbico também a grupos, a terapia pode ser feita individualmente. Bellina acredita, entretanto, que o grupo é mais vantajoso. “O paciente tem a oportunidade de dividir seus medos e inseguranças, ouvir outras pessoas e ser modificado pelas experiências de quem passa pela mesma situação”. Segundo a especialista, o terapeuta sai do consultório para o banco do carro apenas para acompanhar pacientes com quadro de pânico. “Há pessoas que não conseguem nem entrar no carro, têm crises de choro, tremores. Nestes casos, a indicação clínica é que o paciente seja assistido no automóvel”.

A hora e a vez de Andréia

Após superar as etapas teórica e prática para tirar a CNH (confira abaixo a série Coragem de Dirigir), deixei o carro com o adesivo de “autoescola” para estrear o com os dizeres “motorista em treinamento”. Por dificuldade de conciliar meu horário com o do grupo de terapia – e para que o processo não seja interrompido agora – tive uma sessão no carro, acompanhada pela psicóloga Fabiana Saghi. O objetivo, porém, é frequentar o grupo.

A primeira ansiedade foi justamente com o adesivo do carro. Será que os outros motoristas o respeitariam tanto quanto respeitam um carro de autoescola? Para minha surpresa, Fabiana contou que o respeito costuma ser maior com o “motoristas em treinamento”, isso porque muitos acreditam que lugar de carro de autoescola é em rua deserta.

De um jeito ou de outro, me tranquiliza poder sinalizar aos demais motoristas que ainda não tenho total domínio sobre o carro. A exemplo de alguns países, talvez fosse seguro que o motorista iniciante tivesse uma sinalização no carro indicando sua condição. Assim, dividimos a responsabilidade. Só a carteira provisória não basta, ninguém vê.

O fato de estar com a terapeuta ao lado deu-me uma segurança que jamais senti. Claro que tive certo receio de guiar em ruas estreitas e parar em ladeiras, mas Fabiana me encorajou a enfrentá-lo, dando-me suporte emocional e técnico. É difícil perder o medo de dirigir se você não souber manusear o carro.

Ainda me confundo um pouco com as marchas. Reduzidas me fazem desejar um carro automático e as motos são um pânico à parte. Mas nada muito diferente de que acontece a uma pessoa normal. Ops, eu disse “normal”? É... acho que começo a caminhar – agora sobre rodas – para isso.

Apoio: Clínica Escola Cecília Bellina -

Nenhum comentário: