(Dra. Kelly - proprietária da CLÍNICA VIRA LATA)
Pelagem: deve ser macia, brilhante e forte, sem queda de pêlos localizados. Os cães trocam de pêlos naturalmente 2 a 3 vezes por ano. A intensidade dessa queda de pêlos varia em função da raça e nutrição do seu cão.
Olhos: Devem ser limpos, abertos e atentos, sem excesso de lágrimas, descamação ou sensibilidade à luz. Se seu cão estiver esfregando muito os olhos, estes estiverem lacrimejantes ou apresentando pálpebra meio fechada procure um veterinário.
Focinho: Deve ser sempre úmido e fresco. Espirro, tosse e corrimentos nasais são sinais de possíveis infecções respiratórias. Nem sempre focinho quente é sinal de febre, é importante no caso de dúvida aferir a temperatura retal do animal que deve estar em torno de 37,5 a 39,3 C .
Dentes: O cão adulto tem normalmente 42 dentes.Os dentes devem estar livres de manchas e placas. O cão dificilmente tem cárie, entretanto, pode apresentar tártaro, caracterizado pela formação de uma placa bacteriana de coloração amarelada e de odor desagradável, que pode levar a queda dos dentes, problemas cardíacos e renais.
Boca: As gengivas devem ser coradas e úmidas
Ouvido: Devem estar livres de secreções e vermelhidão
Dra Kelly Cristina do Prado Campagnolli
Médica Veterinária
Nenhum comentário:
Postar um comentário