domingo, 23 de outubro de 2011

Conheça os sete pecados contra os pneus antes de pegar a estrada


Viagem é sinônimo de descontração. Mas se o trajeto for feito de carro é aconselhável tomar alguns cuidados com os pneus antes de colocar o pé na estrada e evitar aborrecimentos, gastos e riscos desnecessários.


Leia também:Quem comprou com IPI maior vai receber o dinheiro de volta Saiba se vale colocar pneus mais largos em motocicletas Pneus de baixa resistência também respondem pela economia É dos pneus “carecas” que as vias gostam menos


Trafegar com pneus carecas é infração grave (punição de cinco pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 127) e pode ocasionar acidentes, bem como pneus demasiadamente descalibrados. Além disso, o proprietário do veículo ainda pode perder a cobertura das companhias seguradoras se a causa do acidente tiver sido o problema com os pneus.


Veja quais são os sete maiores pecados contra os pneus e saiba o que fazer para evitá-los:


1. Pressão incorreta

Calibre o pneu corretamente

O correto é calibrar os pneus conforme a indicação do fabricante; isso interfere no comportamente deles. Rodar com o pneu abaixo da pressão adequada aumenta a área de contato com o piso (gerando um desgaste mais acelerado nas extremidades), torna a direção do veículo mais pesada e pode causar dissolução da rodagem (parte que toca o solo) devido ao calor gerado. Isso sem falar no maior esforço do motor, fazendo com que o veículo consuma mais combustível e polua mais.

Por outro lado, o excesso de pressão causa desgaste acentuado no centro da rodagem, perda de estabilidade em curvas, rachaduras na base dos sulcos, maior propensão a estouros por impacto e maior facilidade de penetração de objetos.

Não deixe de lado a checagem das condições do estepe e confira se o mesmo encontra-se no lugar. É importante mantê-lo pronto para o uso, caso seja necessário. Uma boa dica é colocar até cinco libras a mais do que o normal, já que o pneu reserva nem sempre é calibrado com a mesma frequência dos pneus em uso.

Nenhum comentário: