quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

POLÍTICOS - ESSA INTERESSA E, MUITO! TSE SUSPENDE JULGAMENTO DO USO DO TWITTER... (clique e veja toda a matéria...)


Julgamento do uso do Twitter em campanha eleitoral é suspenso

Julgamento do uso do Twitter em campanha eleitoral é suspenso

TSE suspende julgamento do uso do Twitter em campanha eleitoral

Um novo pedido de vista, desta vez do ministro Gilson Dipp, do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, suspendeu, na noite de terça-feira (7/02), o julgamento de recurso apresentado pelo candidato à vice-presidência da República pelo PSDB, Indio da Costa, nas eleições de 2010 que trata sobre o uso do Twitter em campanha eleitoral.
O recurso é contra multa de R$ 5 mil que Indio da Costa recebeu por mensagem divulgada no microblog Twitter. A decisão de multá-lo foi do ministro Henrique Neves, para quem o candidato promoveu propaganda eleitoral antecipada, o que é proibido pela Lei das Eleições (Lei 9.504/97).
A aplicação da multa foi solicitada pelo Ministério Público Eleitoral porque, na sua opinião, o candidato a vice-presidente teria utilizado o Twitter para pedir votos ao candidato de sua chapa, José Serra, antes do período permitido por lei.
TSE suspende o julgamento do uso do Twitter como ferramenta de marketing político eleitoral
Na sessão desta noite, o ministro Marcelo Ribeiro apresentou seu voto-vista.  Ele seguiu o voto do relator, ministro Aldir Passarinho Junior, que acompanhou a decisão do ministro Henrique Neves. O ministro Marcelo Ribeiro citou o voto do ministro Henrique Neves no ponto em que afirma que, de acordo com diversos estudos, o Twitterestá mais para um meio de difusão do que para uma conversa íntima entre amigos. Sustentou que o Twitter não é direcionado apenas para a interação e troca de idéias e que Indio da Costa não restringiu sua página que, na época, era seguido por mais de 40 mil pessoas.

Divergências em relação ao uso do Twitter em campanhas eleitorais

Até agora, foram votos divergentes a ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha que entendeu que mensagem divulgada por meio do Twitter não caracteriza propaganda ou ação demarketing político eleitoral e o ministro Dias Toffoli que a acompanhou. Ao votar em sessão anterior, Toffoli disse que, em sua opinião, as mensagens postadas no microblog são conversas entre pessoas que podem ser comparadas a conversas por telefone ou viodeoconferência. E, interferir nessa relação seria interferir numa “seara absolutamente individual”, contrariando a liberdade de expressão resguardada pela Constituição Federal.
O julgamento será retomado com o voto vista do ministro Gilson Dipp.
A decisão sobre o uso do Twitter em campanhas de marketing político digital, fica para mais tarde.
Fonte: Agência de Notícias da Justiça Eleitoral

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