sexta-feira, 24 de abril de 2015

A MÚSICA SERTANEJA PERDE O FUNDADOR DO TRIO PARADA DURA: MANGABINHA... Veja um pouco da história deste famoso músico, acordeonista...

A música sertaneja perde Mangabinha, fundador do Trio Parada Dura - Cultura Caipira Blog


Posted: 23 Apr 2015 10:58 AM PDT

A música sertaneja perde Mangabinha, fundador do Trio Parada Dura

A música sertaneja perde Mangabinha, fundador do Trio Parada Dura

Olá pessoal do Cultura Caipira Blog. A música sertaneja perde Mangabinha, fundador do Trio Parada Dura. O músico faleceu hoje em Belo Horizonte, aos 73 anos, vítima de infarto. O músico tratava de diabetes e estava internado há uma semana. Em nosso artigo “Nossa homenagem ao Dia dos Pais: O Carro e a Faculdade com Trio Parada Dura”, falamos um pouco sobre Mangabinha e a história do trio mais famoso do Brasil:
Trio Parada Dura foi criado em 1973, tendo em sua formação inicial Mangabinha, Delmir e Delmon. Três anos antes, em 1970, Mangabinha chegou a gravar um LP num trio formado com a dupla Gino e Geno. A segunda formação foi em 1975 com Creone e Barrerito, e sem dúvida foi com estes componentes que o Trio Parada Dura atingiu o sucesso e o auge de sua carreira, até que em 1982 um acidente de avião com o Trio Parada Dura deixou Barreirito tetraplégico. Ele ficou algum tempo ainda com o grupo, mas depois assumiu carreira solo. Em 1987, no lugar de Barreirito, seu irmão Parreirito assumiu e deu início à próxima formação do trio. Separaram-se novamente em 1992 e em 1996 a formação já era de Mangabinha, Parrerito e Creonito. Creone retornou novamente em 1998 e ficaram juntos até 2006. Em 2007, deu-se a formação atual com Leone, Leonito e Mangabinha.
Parrerito e Creone juntaram-se com Xonadão, formando um novo trio que também utiliza o nome Trio Parada Dura, o que está inclusive sendo tratado judicialmente. Independente das duas formações atuais, fato é que o Trio Parada Dura, com seus quase 30 discos lançados , incluindo coletâneas, é ainda um nome de muito peso na música sertaneja, que na época começava a se tornar mais distante da sua origem, a música caipira, com o trio chegando a ser classificado de breganejo. Seguindo a linha de Léo Canhoto e Robertinho e Milionário e José Rico, suas músicas falam e muito de desilusões amorosas, dramas pessoais, e histórias mais picantes sem serem vulgares, que caíram no gosto popular. São canções muito conhecidas por públicos de todas as idades, graça à vários pout-pourri e regravações de clássicos, como: Avião das Nove, As Andorinhas, Telefone Mudo, Blusa Vermelha, Luz da Minha Vida, Parede e Meia, Arapuca, Barco de Papel, Cama Vazia, Faz Isso Não Paixão, O Doutor e a Empregada, Fuscão Preto, Panela Velha, Bobeou a Gente Pimba… dentre outros ;)
Além da grande história com o Trio Parada Dura, Mangabinha era um excelente sanfoneiro, e além de seus arranjos marcantes nas músicas bem conhecidas pelo público sertanejo, também gravou vários discos solo e fez participações com inúmeros artistas. Abaixo, uma participação do Trio Parada Dura no Viola Minha Viola de 1980 – na época apresentado por Moraes Sarmento – já com a formação mais famosa com Creone, Barreirito e Mangabinha, e a música Homem de Pedra:
O ano de 2015 não está sendo fácil para quem aprecia a música sertaneja e caipira, com as perdas de José Rico, Inezita Barroso e, agora, de Mangabinha.
Imagem: capa do primeiro disco do Trio Parada Dura: Quero Falar com Alguém, de 1974
Fonte da notícia, com informações de Aline Morais, do Sertanejo Bão

Nenhum comentário: