sábado, 20 de março de 2010

UMA VERDADE, ANTECIPADA POR MESTRE NOSSO, DE ECONÔMIA, HÁ MAIS DE TRÊS DÉCADAS...

Quanto as desigualdades divulgadas pelo ONU, muito bem acentuadas, em quatro grandes capitais do Brasil. Desiguladades estas que focalizam, entre várias comparações, a moradia e a infraestrutura. Às vezes, separadas apenas por uma rua: de um lado, padrões bons de residências e, do outro, verdadeiras favelas, sem nenhuma infraestrutura.
Ao receber esta realidade divulgada pela ONU, lembrei-me de um saudoso mestre de econômia, que escreveu alguns livros e foi mentor intelectual do nascimento da PETROBRÁS - já que foi político ativo à época do governo de Getúlio Vargas. Falo do combativo mestre em econômia e político - EUSÉBIO ROCHA, do qual me orgulho, além de aluno, ser seu discípulo na seguinte verdade: "NUMA SOCIEDADE: ONDE MUITOS NÃO GANHAM QUASE NADA E, POUCOS GANHAM MUITO, COM CERTEZA, A INSEGURANÇA SERÁ DE TODOS!"
E o que vemos e sentimos na pele é essa verdade: "Pois, com imenso medo, ficamos presos em nossas casas, não temos liberdade de usar nossas economias na sua plenitude, enquanto o outro lado da rua, também sofre, na arbitrariedade de algumas autoridades não bem preparadas, frutos, quase sempre, desta mesma desigualdade que dá insegurança a todos: A GRANDE DIFERENÇA NA DIVISÃO DE RENDAS: QUANDO MUITOS NÃO GANHAM QUASE NADA E, POUCOS GANHAM MUITO: A INSEGURANÇA, COM CERTEZA, ESTARÁ REGISTRADA JUNTO A TODOS NÓS!!!"
Nosso tributo, hoje aqui, após mais de 3 décadas de suas saudosas aulas de econômia, além de defender o transporte por hidrovia, falava da péssima distribuição de renda no país e do risco que isso trazia! A verdade que Eusébio Rocha previa, hoje, até ONU divulga, como verdade, em nossos dias! Para completar a rima: QUE AGONIA!!!

Nenhum comentário: