quinta-feira, 16 de setembro de 2010

estadao.com.br, Atualizado: 16/9/2010 1:00

Mercadante ataca Tiririca, candidato aliado do PT

Questionado no debate entre os candidatos ao governo de São Paulo na Rede TV! sobre a presença do palhaço Tiririca em sua coligação, o petista Aloizio Mercadante mostrou-se desconfortável e defendeu o voto em 'candidatos sérios'.

Francisco Everaldo Oliveira Silva, o Tiririca, é candidato a deputado federal pelo PR, que está entre os coligados com o PT e apoia a presidenciável Dilma Rousseff e Mercadante. O petista disse que chegou a pedir mudança na campanha do palhaço, que utiliza o slogan 'pior que está não fica, vote em Tiririca'.

'Não posso escolher os candidatos dos partidos coligados, mas não gostei do que vi na propaganda, isso desmoraliza a democracia', disse Mercadante. 'O que eu digo é que os eleitores devem escolher candidatos sérios.'

Educação. O sistema de progressão continuada nas escolas públicas de São Paulo, que garante aprovação automática, provocou divergências entre os candidatos ao governo paulista no debate promovido ontem em parceria com o jornal Folha de S. Paulo.

Fábio Feldmann (PV), primeiro sorteado para responder sobre o tema, disse que pretende manter o sistema. Paulo Skaf (PSB)criticou a progressão e disse que ela já foi extinta nas escolas do Sesi, mas prometeu incentivar os professores com melhores salários. Geraldo Alckmin (PSDB) disse que pretende manter o sistema, que ele lembrou ter sido criado na gestão de Luiza Erundina, então no PT, com base na teoria do educador Paulo Freire. Mercadante e Celso Russomanno (PP) condenaram a aprovação automática.

Feldman questionou Alckmin sobre energias alternativas e aquecimento global. O tucano prometeu expandir a rede de trens e metrôs com mais 100 vagões. Skaf cobrou Mercadante sobre sua falta de experiência no Executivo. O petista respondeu citando o presidente Lula, que sofria a mesma acusação e, segundo ele, 'foi o melhor presidente que o Brasil já teve'. E acrescentou que Skaf deveria tentar adquirir experiência parlamentar antes de tentar ser governador. Skaf rebateu que é muita pretensão de Mercadante se comparar a Lula. 'Sempre estive ao lado dele', respondeu o petista.

Nenhum comentário: