sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Por Natasha Echavarría

(aos contadores e seguidores do saberladino e xadrezdinobueno.blogspot.com - um brinde do consultor e contador Milton B.Bonatti - sempre conquistando mais amigos...)

Levante a mão quem nunca fez ou foi alvo de uma fofoca. Fofocar ou falar mal dos outros é tão antigo que se perde na história humana, mas no meio profissional é algo que traz prejuízos ao ambiente.

Quem está saindo com quem, quem vai ganhar uma promoção e quem levou bronca do chefe são temas constantes na boca do leva e traz. Geralmente, o ti-ti-ti vem acompanhado da frase “não conte a ninguém”, que nada mais é do que a senha para passar a informação adiante.

Não pense que apenas ouvindo ou repassando a informação você não seja responsável pela fofoca. Saiba que é falta de etiqueta transmiti-la ou incentivar o interlocutor a contar todos os detalhes.

O fato é que a fofoca é destrutiva, contamina o ambiente de trabalho e pode fazer um estrago grande na imagem das pessoas. Lembre-se: o tempo desperdiçado com fofoca pode ser coerentemente utilizado para gerar energia positiva e oportunizar novos negócios.

Para não cair no leva e traz:

1. Fique longe dos grupinhos dos fofoqueiros ou você vai levar a fama por tabela.

2. Ao ouvir um boato no ambiente de trabalho, não passe adiante.

3. Seja monossilábico. “hãhã, hum, tá...” demonstram seu desinteresse pela fofoca.

4. Se, no momento do cafezinho, algum comentário inconveniente surgir, a melhor alternativa é sair.

5. Não conte sobre sua vida pessoal para colegas de trabalho.

6. Não espalhe seus resultados positivos, prêmios e novos projetos.

7. Evite piadas que envolvam colegas de trabalho, pois isso pode abalar o convívio harmônico.

8. Caso tenha amigos no ambiente de trabalho, seja discreto. Não comente na frente dos outros colegas os programas que vocês fizeram, pois pode despertar ciúme e gerar comentários.

9. Se trabalhar com alguém de quem não gosta, troque cumprimentos e não mostre antipatia.

10. Sempre há o que fazer em uma organização. Se seu tempo parece vago, aproveite o momento para o seu desenvolvimento.

11. À empresa também cabe a responsabilidade de combater a fofoca. A “vacina” nesse caso é adotar uma política de comunicação interna clara e eficaz.

12. Se você é gestor e percebeu que algum boato corre entre os membros de sua equipe, averigue o que está ocorrendo. Para isso, uma conversa individual e totalmente discreta com os subordinados pode evitar problemas futuros.

Dica:

É preciso diferenciar a intriga da mania de perseguição. Tem gente que acusa todos os colegas de trabalho de serem falsos. E isso nunca é verdade. Quando um colega não gosta de outro, pode ser inveja. Quando dois não gostam, pode ser conspiração. Quando três não gostam, o problema está na pessoa e não nos colegas.

(transcrito da Revista da FENACON – Federação Nacional dos Contabilistas – Ano XIV - edição 140 – julho/agosto 2010)

Milton Bonatti - Bonatti Consultoria

Diretor
( 19 - 3806 3015
+ miltonbraz@bonatticonsultoria.com.br

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