domingo, 19 de setembro de 2010

PARTE DO EXCELENTE LIVRO: ZÉ SEM NOME - do autor LUIZ HOMERO...

Numa relíquia que recebi em 1996 - das mâos do seu próprio autor - LUIZ HOMERO - condômino do belo QUISISANA - o livro ZÉ SEM NOME.
Esse singular tesouro, foi editado em 1991, por EDIÇÕES PAULINAS. Após lê-lo e relê-los por algumas vezes, sempre me acrescentando mais admiração por tanta beleza nas coisas simples da vida, começando pelo próprio nome da obra literária - uma autobiografia do admirável amigo - intitulado ZÉ SEM NOME: sua rIqueza já começa no teor do prefácio... vejam o que escreve o comunicador Luiz Homero no rico prefácio: O prefácio, geralmente, é escrito por pessoa famosa, para elogiar o autor e o livro que se vai ler. Como este livro não foi escrito com o objetivo de ganhar elogios, o prefácio se torna totalmente desnecessário.
Recentemente, numa conversa agradabilíssima com o autor no QUISISANA, em Poços de Caldas, falava-me dos seus oitenta e pouco anos e do muito que deixara de fazer para maior evolução ainda do setor de radiodifusão no país.
Sintam como os grandes são humildes. Falei-lhe da admiração que despertava nos amigos quando eu apresentava parte da PRECE DO RADIODIFUSOR. Oportunidade que seus olhos umedeceram e disse-me para divulgar nos blogs o que achasse bom. Portanto, a partir de hoje, passarei a reproduzir algumas belezas do livro ZÉ SEM NOME - verdadeira autobiografia do bem sucedido empresário do mundo da radiodifusão do Brasil.
Para começar esta rica série do conteúdo do livro ZÉ SEM NOME - do radialista Luiz Homero. Isso mesmo! Pois antes de ser o grande empresário da radiodifusão, começou, iguais a muito que conheci, na nobre profissão de radialista.
Oportunidade que aproveito para prestar uma homenagem a alguns colegas do rádio com os quais muito aprendi: os saudosos Antônio Carlos de Abreu Sampaio, Orlando Pintaca Bronzatto , Helio Ribeiro - com seu poder da mensagem, retransmitido pela Cultura por alguns anos e, Artur de Azevedo, este último que fez no rádio do interior, com o colega e amigo - Nelson Patelli Filho - na grande região da baixa mogiana - o que foi o reporter ESSO para o país - através do programa CHAMPION RÁDIO JORNAL - NA RÁDIO CULTURA DE MOGI MIRIM - nas décadas de sessenta e setenta.
Presto aqui - nesta oportunidade - minha singela homenagem a um dos grandes empresários da radiodifusão da região, com quem - além da sociedade que tivemos no setor imobiliário ,idealizado através da força do rádio AM, por mais de dez anos: O BALCÃO DE OFERTAS; militamos no mesmo prefixo por mais de vinte bem sucedidos anos - FERNANDO DE OLIVEIRA DE ABREU SAMPAIO - um verdadeiro amigo, sapiente em administração e dono de um coração sem limites de tamanho em bondade e compreensão. Para estes e aos nobres seguidores deste blog e do xadrezdinobueno.blogspot.com - que reproduzo, com orgulho, do livro ZÉ SEM NOME - página 16 - de autoria do amigo LUIZ HOMERO... A PRECE DO RADIODIFIUSOR

QUE EU TENHA A SABEDORIA DOS SIMPLES
PERANTE OS HOMENS
PARA TER A SIMPLICIDADE DOS SÁBIOS
PERANTE DEUS
E, ASSIM, SER DIGNO DA MINHA MISSÃO.

QUE O PODER DA INFLUÊNCIA
NÃO ME TRAGA A INFLUÊNCIA DO PODER.
QUE EU ME COMUNIQUE COM A RESPONSABILIDADE
PARA TER RESPONSABILIDADE NA COMUNICAÇÃO.

QUE EU TRATE OS MEUS CONCORRENTES
COM O RESPEITO QUE LHES DIZ RESPEITO.

QUE EU SEJA HONESTO COM OS MEUS ANUNCIANTES
IRRADIANDO DIREITO O QUE ELES TÊM DIREITO

QUE EU NÃO TENHA DÚVIDA EM RECUSAR
ANÚNCIOS DE PRODUTOS DUVIDOSOS.

QUE EU FAÇA O BEM NÃO ACEITANDO
ANÚNCIOS DE SERVIÇOS
QUE FAÇAM MAL AO ESPÍRITO E À MORAL.

EM SUMA:
EM VEZ DE FAZER O RÁDIO NECESSÁRIO
PARA GANHAR DINHEIRO,
QUE EU GANHE O NECESSÁRIO DINHEIRO
PARA FAZER UM RÁDIO BOM.

QUE, EM ONDAS DE LUZ,
MINHA MENSAGEM VÁ AOS CAMPOS E ÀS CIDADES,
ENTRANDO NAS MANSÕES E NOS CASEBRES,
NOS VEÍCULOS, NOS CLUBES E HOSPITAIS,
LEVANDO, PRINCIPALMENTE:

CONFORTO AO DOENTE;
PAZ AO DESESPERADO; FÉ AO DESCRENTE;
AO TRISTE, ALEGRIA; AAO SOLITÁRIO, COMPANHIA;
LEMBRANDO, SEMPRE, O SANTO POBRE DE ASSIS.

AOS QUE NÃO TÊM SOFRIMENTO,
QUE EU LEVE ENTRETENIMENTO,
CONTRIBUINDO, NA INFORMAÇÃO,
PARA A BOA FORMAÇÃO.

ENFIM,
EM VEZ DE GRANDE ENTRE PEQUENOS,
QUE EU CONTINUE PEQUENO ENTRE GRANDES,
PARA QUE OS MEUS OUVINTES
SEJAM UMA MULTIDÃO DE REIS.

Aos leitores - sejam radialistas ou radiodifusores - o mérito não está em admirar o que está escrito - mas sim: praticar o que foi lido... Até breve - não sabendo o dia, voltarei com mais detalhes do livro e do Luiz Homero, sua sabedoria!


Nenhum comentário: