terça-feira, 20 de março de 2012

VEMAG E DKW - UM POUCO DA VERDADEIRA HISTÓRIA...(grande colaboração do amigo Milton C.Silveira - chácara Ypê - Mogi Mirim)


Obrigado por esta raridade Caro Eugenio.
Com certeza aqui contem informações histórica que irão para o Blog do meu amigo Dino.
Grande abraço
Milton
ps. Não deixem de ler o relato sobre a negociação entre a Volks e a Vemag. Principalmente os amigos
que estão no ramo de automóveis.


----- Mensagem encaminhada -----

 
 
 
UM POUCO DA VERDADEIRA HISTÓRIA DA INDÚSTRIA AUTOMOBILISTICA BRASILEIRA 

As incríveis histórias da VEMAG,pioneira da indústria automobilística brasileira

 

Vemag e seus modelos DKW produzidos no Brasil Quem passa hoje pelos quarteirões de galpões abandonados no bairro do Ipiranga nem imagina que ali foram escritos alguns dos mais interessantes capítulos da história da indústria automobilística do Brasil.


A Fábrica da Vemag em seus tempos áureos (acima) e hoje (abaixo)

As instalações do Ipiranga poderiam ser protegidas pelo patrimônio histórico, tal sua importância para a história da indústria automobilística nacional
Muitas das imagens deste post foram obtidas no ótimo site São Paulo Antiga,

Vale a pena conferir!
http://www.saopauloantiga.com.br/vemag-uma-fabrica-que-agoniza-no-tempo/

Durante mais de uma década, ali ficava a fábrica da

VEMAG - Veículos e Máquinas Agrícolas S.A,

uma das pioneiras na produção de automóveis em nosso país,

uma empresa nacional que foi fundada em 1945 como

Distribuidora de Automóveis Studbaker Ltda,

e iniciou suas operações montando caminhões e tratores americanos.

Saiba mais sobre a história da Vemag em... http://pt.wikipedia.org/wiki/Vemag

Em 1956, com o incentivo governamental para a fabricação de automóveis no país, obteve licença para produzir no Brasil os modelos da DKW, uma das empresas do grupo alemão Auto Union, que era formado por 4 montadoras: DKW, Horsch, Wanderer e a emblemática Audi.

 

Logo da DKW, empresa que fazia parte da Auto Union, criada durante a Grande Depressão dos anos 30

Entre elas estava a Audi

http://pt.wikipedia.org/wiki/DKW

Os automóveis da DKW eram robustos e se adaptaram muito bem às péssimas condições de nossas ruas e estradas. Talvez tenha sido esta confiabilidade dos primeiros DKW que ajudou a formar a ótima imagem que os carros alemães tem no Brasil, e que foi consolidada com a chegada da Volkswagen.

 

Propaganda da Vemag de 1956, no lançamento de sua linha de automóveis

O DKW Belcar, o sonho de consumo de quem queria sair do Fusca Outra curiosidade sobre os modelos DKW era que funcionavam com motores "dois tempos", uma tecnologia que hoje está abandonada para automóveis, mas ainda é usada para motoserras, modelismo e aviões de pequeno porte, que precisam de motores mais leves com ótima relação peso x potência.

 

O motor de 2 Tempos do DKWhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Motor_a_dois_tempos

Entre os motivos que levaram ao seu desuso está o fato de que  poluem 30% mais do que um motor atual de 4 tempos e tem uma pior eficiência térmica. Outra desvantagem é que precisam receber óleo diretamente no tanque de combustível na proporção média de 1 para 40. A DKW contornou esta última questão com o desenvolvimento de um sistema próprio de lubrificação automática, chamado Lubrimat, que equipou seus carros no Brasil a partir de 1964. 

Propaganda da Perua Vemaguet 

Nenhum comentário: