quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

MILLOR - SEMPRE ADMIRADO: ATÉ VINÍCIUS FICOU INSPIRADO...

Amigos que fomos toda a vida - a dele, a minha ainda não terminou - Vinicius e eu convivemos três meses em Los Angeles, onde ele era cônsul. O tempo passou, a vida rolou. Um dia ele me mandou este poema:

A você, meu caro Millôr Fernandes,
(Poeta íntimo, homem triste, grande humorista, mais conhecido por Vão Gogo, às vezes)
A você, que me pede o poema da minha tão sonhada volta
Ao Rio,
Eu direi humildemente: faço.
Não é fácil, mas faço. Sem dúvida melhor fora
Sair por aí transpirando e sonâmbulo, os braços estendidos
A todos os azuis, os pés indiferentes a todos os abismos,
a aspirar, de olhos cerrados,
Os úmidos perfumes desta cidade de infinitas paciências
E fragrâncias. Entretanto
Coisa grave é um poema, e eu me dedicarei provisoriamente
A tão duro dever. Nada lhe prometo, porém,
Nada de bom, de vez que ora sou apenas o filho pródigo e
Sinto-me inda obnubilado
De beleza.
Ah, nada mais doce que essa sensação de pousar a cabeça
No colo morno da pátria
E deixar-se estar olhando o céu – como no Arpoador,
Onde se morre a cada instante ante o dilema
Natureza e mulher. Que coisa, Millôr Fernandes,
A mulher no Rio! Quantas cortinas
De veludo nos seus olhos, e com que maciez são abertas
Até a vida! Que delícia, Millôr Fernandes!
Que grande delícia! A ela, antes e primeiro – salve!
E salve lindo! Por ela tudo: poema, alaúzas, ombro-armas,
Mortes, ressurreições.

=-=-=-=-=-=-=-=-=-==-==-=-=-=-==-==-=-

Obnubilado

Definição de Obnubilado no Dicionário online de Português com sinônimos e rimas da palavra. Obnubilado: atordoado cego obnubilado perturbado.

Nenhum comentário: