quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

RELEMBRAR UM POUCO DO NOSSO IDIOMA FAZ BEM...

projetos_port.gif (1698 bytes)pro_linha_port.gif (103 bytes)pro_logorai_port.gif (1366 bytes)
lin.gif (95 bytes)

livros.gif (2176 bytes)

Tópicos gramaticais

O que você diz não me ATINJE ou O que você diz não me ATINGE?

Eu só posso contar COM MIM mesmo ou Só posso contar COMIGO mesmo?

O desconto dos dias parados fica À CRITÉRIO da empresa ou O desconto dos dias parados fica A CRITÉRIO da empresa?

É isso que me DIFERE de você ou É isso que me DIFERENCIA de você?

EXCESSÃO ou EXCEÇÃO?

O problema é meu. Não tem nada HAVER com você ou O problema é meu. Não tem nada A VER com você?

Nunca vi coisa mais HILÁRIA ou Nunca vi coisa mais HILARIANTE?

Ela em geral acorda de MAL HUMOR ou Ela em geral acorda de MAU HUMOR?

Ele fez apelo ÀS MILHARES de pessoas que o ouviam ou Ele fez apelo AOS MILHARES DE PESSOAS QUE O OUVIAM?

Chuvas PÁRAM São Paulo ou Chuvas PARAM São Paulo?

O nenê já sujou todo o BABADOR ou O nenê já sujou todo o BABADOURO.

Para que não haja mais PERCA de tempo ou Para que não haja mais PERDA de tempo?

Produto biodegradável, não POLUE a natureza ou Produto biodegradável, não POLUI a natureza?

Seria covardia desistir só PORISSO ou Seria covardia desistir só POR ISSO?

Ela aceitou tudo sem se QUEICHAR ou Ela aceitou tudo sem se QUEIXAR?

Há vários QUEBRA-QUEBRA ou Há vários QUEBRA-QUEBRAS?

RÚBRICA ou RUBRICA?

Ele é muito devoto de SÃO ONOFRE ou Ele é muito devoto de SANTO ONOFRE?

Todos o TAXAVAM de mentiroso ou Todos o TACHAVAM de mentiroso?

OS PROBLEMAS PESSOAIS DO TÉCNICO, VÊM PREJUDICANDO O TIME ou OS PROBLEMAS PESSOAIS DO TÉCNICO VÊM PREJUDICANDO O TIME?

EXCESSÃO ou EXCEÇÃO?

O erro, aliás muito comum, explica-se pela aplicação errada de uma regra certa.

O raciocínio falso é:

se suceder é = sucessão; então exceder é = excessão.

O equívoco está em que a palavra EXCEÇÃO nada tem a ver com EXCEDER. O que EXCEDE é EXCESSO, não EXCEÇÃO.

Não se diz "Todos foram, excedendo-se João", mas "Todos foram, excetuando-se João".

Como também não se diz "Todos foram, com excesso de João", mas "Todos foram, com exceção de João".

Enfim, EXCEÇÃO vem de excetuar, não de exceder. Logo, EXCEÇÃO.


O problema é meu. Não tem nada HAVER com você ou O problema é meu. Não tem nada A VER com você?

Confusão compreensível, já que o H não tem som...

Mas o próprio sentido aponta para o verbo VER, precedido da preposição A.

Percebe-se bem o verbo VER trocando-se o A por um QUE:

O problema é meu. Não tem nada QUE VER com você.


Nunca vi coisa mais HILÁRIA ou Nunca vi coisa mais HILARIANTE?

O adjetivo HILÁRIO usado no sentido de DIVERTIDO, GOZADO é gíria pura.

Deve-se dizer HILARIANTE. Vem da palavra HÍLARE, adjetivo que significa ALEGRE, RISONHO.

De HÍLARE vem o substantivo HILARIDADE (e não, como se ouve muitas vezes, HILARIEDADE).


Ela em geral acorda de MAL HUMOR ou Ela em geral acorda de MAU HUMOR?

O contrário de BOM é MAU; o contrário de BEM é MAL.

Então, se se diz BOM HUMOR, deve-se dizer MAU HUMOR

MAL é um adjetivo. Sempre modifica um substantivo:

Ele não é MAU aluno, mas sempre teve MAUS professores.

Já a palavra MAL pode ocorrer como:

a) Substantivo: Isto é um MAL necessário.

b) Conjunção: MAL cheguei, vi que ela estava triste.

c) Advérbio: Eles cantam muito MAL.

d) Prefixo: As MAL-amadas sempre são MALcriadas

Nenhum comentário: