terça-feira, 9 de outubro de 2012

MAIORIA DO STF CONDENA GENOÍNO ...


Maioria do STF condena Genoino por corrupção ativa no mensalão

r
José Genoino, ex-deputado federal (PT-SP) e ex-presidente do PT, foi condenado nesta terça-feira em Brasília. (Foto: …O ex-presidente do PT José Genoino foi considerado culpado nesta terça-feira pelo crime de corrupção ativa pela maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) durante o julgamento da ação penal do chamado mensalão na Corte.

Leia também:
Cármen Lúcia da quarto voto para condenar José Dirceu
Maioria do STF condena Delúbio e Valério por corrupção
Presidente do partido à época do escândalo em 2005, Genoino faria parte do "núcleo político" do esquema. De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal, ele representaria o então ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, nas negociações com partidos da base do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Genoino, ex-deputado federal por São Paulo, também acertaria os valores a serem pagos por beneficiários do esquema para a compra de votos e teria feito empréstimos ilegais em nome do partido.
A defesa do ex-dirigente petista, que atualmente ocupa um cargo de assessor no Ministério da Defesa, argumenta que ele não era responsável pelas finanças do partido à época.
Seis dos 10 ministros que atualmente integram a Corte já votaram pela condenação de Genoino. Entretanto, a condenação só será sacramentada com a proclamação da sentença, já que existe a possibilidade, ainda que remota, de qualquer um dos ministros mudar de opinião até lá.
(Reportagem de Hugo Bachega e Ana Flor)

Nenhum comentário: