quinta-feira, 7 de março de 2013

CARRO DE BOI - TRIBUTO AO ANTIGO TRANSPORTE - HOJE, QUADRO NAS PAREDES DA NOSSA MEMÓRIA: OUÇA E APRECIE A LETRA DO SAUDOSO RAUL TORRES - JOÃO CARREIRO...


João Carreiro

Olá pessoal! Semana corrida, mas aqui estamos para apreciar mais um pouco da música caipira! A análise de hoje foi enviada pelo nosso mais assíduo comentarista, Elmes. A jóia escolhida foi João Carreiro, clássico de Raul Torres, um dos maiores compositores do nosso estilo musical. Consegui achar este vídeo de dois violeiros metendo os peito, se alguém tiver link para outra reprodução, coloque nos comentários por favor:
Em negrito na letra da música, os versos que tratam do nome dos bois no carro, muito interessantes por sinal. Para saber mais sobre carro de boi, tema e participante de várias músicas, veja este excelente artigo com muitos detalhes.

João Carreiro
Composição: Raul Torres

O meu nome é João Carreiro, conhecido no lugar
Eu vou contar a minha estória pra mecês não duvidá
Já tô véio, tô cansado, já não posso carrear
Mas o galo quando morre deixa as penas por siná
No tempo que eu fui carreiro muitas figura eu fazia
Com doze junta de boi do cabeçalho inté a guia
João Carreiro era falado, conhecido em demasia
Quando ele entrava na vila o povo todo sabia

Com as doze junta de boi caminhava sossegado
O carro de João Carreiro tinha um cantar paixonado
Distância de meia légua quando subia o cerrado
Os dois cocão ringidor fazia um dueto chorado
Pareia do cabeçalho Beija-frô e Muzambinho
Pareia de boi de guia Fortaleza e Caboquinho
Na soguilha caminhava Riachão e Riachinho
Vamos simbora Sereno, pareia de Passarinho

No riacho da Graúna,quando meu carro parava
Os zóio de uma cabocla meu coração cutucava
Na vorta lá da cidade de novo por lá passava
Os zóio dessa marvada de novo me provocava
Ansim fiquemo um tempão, cinco mês fiquemo assim
Eu com arreceio dela e ela com medo de mim
Mas um dia criei coragem, falei com ela por fim
Essa cabocla chamava Corina, flor do alecrim

Alecrim não tem espinho e é danado pra cheirar
E mesmo não tendo espinho, alecrim pode magoar
Corina, flor do alecrim só soube me judiar
Me prometeu mil ventura e só me trouxe penar
Só tive um amor na vida, tristeza me veio dar
Fiquei véio, aperreado, já não posso carrear
Já contei a minha estória antes de outro contar
Onde meu carro passou ficou rastro por sinar

Fontes da pesquisa:
Dicionario Eletrônico Houaiss

1) Carrear: Conduzir carro de boi pelas estradas do sertão
2) Cabeçalho: Peça dianteira do carro de boi, a qual é presa à canga dos bois para sustentação e tração do carro(Canga: peça em que se prende o cabeçalho ou o cambão, e que é colocada sobre o pescoço de dois bois, responsável pela transferência de energia mecânica ao cabeçalho)
3) Cocão: Uma das 4 peças de madeira vertical fixa na cheda (prancha lateral do leito) do carro de boi entre as quais gira o eixo

Nenhum comentário: