domingo, 10 de março de 2013

MARTIM FRANCISCO - CONSELHEIRO - ESTAÇÃO DA MOGIANA QUE FAZ PARTE DE UMA HISTÓRIA...


Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1892-1971)
FEPASA (1971-1979)
CONSELHEIRO MARTIM FRANCISCO
Município de Mogi-Mirim, SP
Linha-tronco original - km 61,713 SP-1145
  Inauguração: 06.12.1892
Uso atual: sede de subprefeitura sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da Mogiana teve o primeiro trecho inaugurado em 1875, tendo chegado até o seu ponto final em 1886, na altura da estação de Entroncamento, que somente foi aberta ali em 1900. Inúmeras retificações foram feitas desde então, tornando o leito da linha atual diferente do original em praticamente toda a sua extensão. Em 1926, 1929, 1951, 1960, 1964, 1972, 1973 e 1979 foram feitas as modificações mais significativas, que tiraram velhas estações da linha e colocaram novas versões nos trechos retificados. A partir de 1971 a linha passou a ser parte da Fepasa. No final de 1997, os trens de passageiros deixaram de circular pela linha.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Conselheiro Martim Francisco foi inaugurada em 1892. A estação, na verdade, tinha sido construída no ano anterior, "entre Ressaca e Mogi-Mirim, no lugar chamado "Julião", a igual distância daqueles dois pontos, para facilitar o cruzamento dos trens" (relat. Mogiana, 14/04/1891). Como a maioria das estações da região, servia principalmente para embarque de café, mas, com a decadência dessa cultura na região de Serra Negra durante os anos 1950, passou a ser o centro de

ACIMA: Esquema do pátio de Conselheiro Martim Francisco em novembro de 1968 (Clique sobre a figura para ter maiores informações) (Acervo Museu da Companhia Paulista, Jundiaí, SP - Reprodução Caio Bourg).embarque do gado de toda a região, porque tinha uma armazém especial para esse fim. Também existia, ao lado da estação, uma ferraria muito famosa, utilizada pelos mesmos proprietários para o seu gado. "Esse distrito de Mogi Mirim fez parte da minha infância por longas jornadas de férias. Meus tios possuíam uma chácara bem em frente essa estação, e não tive como não me emocionar ao ver as fotos. Eu andei no trem de passageiros em 1978, sentido Mogi Mirim, tinha apenas 5 anos de idade, brinquei na marquise da estação, nos corredores laterais e dentro da estação" (Danilo Puchetti, 1/4/2009). A ferraria existiu até o final de 2008, quando fechou. Em 1979, a estação ficou fora dos trilhos, com a conclusão do trecho retificado Guedes-Mato Seco. O prédio ainda existe, algo descaracterizado, principalmente do lado da fachada, servindo como sede para a sub-prefeitura de Martim Francisco, distrito de Mogi-Mirim. Pode-se chegar ao distrito, e à estação, vindo da estrada Mogi-Mirim-Itapira, por asfalto, dirigindo por uns cinco quilômetros.
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Carlos Missaglia; Danilo Puchetti, 2009; Museu da Companhia Paulista, Jundiaí; Relatórios oficiais da Mogiana, 1874-1969; Diário da Manhã, Ribeirão Preto, 1979; IBGE, 1956; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
   

A estação de C. M. Francisco, c. 1910. Foto do álbum da Mogiana

Ao lado, a estação de Cons. Martim Francisco, nos anos 1960. Acima, embarque de gado na estação, com o prédio ao fundo. Coleção Carlos Missaglia

A velha estação, em 03/02/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht

A velha estação, em 03/02/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 19/5/2007. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 19/5/2007. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 19/5/2007. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 19/5/2007. Foto Ralph M. Giesbrecht
   
Atualização: 20.07.2010

Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.

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