domingo, 16 de junho de 2013

RASCUNHO DA PEÇA DA VIDA, A QUAL NÃO PERMITE ENSAIO E, COM CERTEZA, AS CORTINAS SE FECHAM QUANDO NÓS, O ATORES, JÁ MAIS IMAGINÁVAMOS ...

Um bom dia a todos que vão começar a ler esta resumida narrativa que iremos fazemos, após termos terminado de reler "O CÓDIGO DA VIDA" - livro do advogado Saulo Gomes - falecido neste ano. Livro que após terminarmos de reler e refletirmos sobre o sapiente desfecho que o Dr.Saulo deixou no final da sua contagiosa obra, a qual incentivou e nos inspirou a esta singela homenagem a alguns pessoas que tivemos o prazer em conhecer e com algumas convivermos e muito aprendermos.

Há livros que lemos e jamais esquecemos! O CÓDIGO DA VIDA - que acabamos de reler, sinceramente, voltou a mexer com meus pensamentos e com a maneira que escolhemos para conduzir nossa vida. Pois é uma leitura que aconselhamos a todos advogados e as pessoas que gostam de ótima leitura. É aquele livro que prende e nos ensina muito!

Reli suas últimas páginas nesta madrugada de domingo, dia 16 de junho, data que tínhamos até pensado e nos preparado para participar de um grande torneio de xadrez na vizinha cidade de Itapira, onde alguns discípulos nossos iriam participar, com alguns deles com grande chance de disputar as primeiras colocações entre dezenas de participantes do melhor xadrez das cidades da região da grande Campinas e baixa mogiana. Falamos isto com boa base, já que um dos exímios enxadristas, Flávio Novaes, várias vezes tendo sido um dos primeiros colocados deste circuíto, estava confiante e tinha por algumas vezes, na semana que passou, treinado conosco e insistido para nossa ida ao aguardado torneio, incentivando nos a disputar o premio de melhor veterano, além dos primeiros lugares no absoluto.

Bom, mas após terminar a releitura deste fabuloso livro "CÓDIGO DA VIDA", decidimos por ficar com a família e passarmos um mais um domingo inesquecível, já que A VIDA É UMA PEÇA DE TEATRO QUE NÃO PERMITE ENSAIOS. POR ISSO VIVA BEM MAIS JUNTO AOS SEUS, CURTA CADA MOMENTO, VIVA, CANTE E CHORE, MAS SEMPRE BEM MAIS PRÓXIMO DAQUELES QUE IRÃO GUARDAR MAIS LEMBRANÇAS DA NOSSA PASSAGEM POR AQUI... E, ao refletirmos sobre tudo isto e que resolvermos, além de ficarmos junto destas queridas pessoas, irmos ao sítio e, depois, almoçarmos com elas, prestarmos, também, uma singela homenagem a algumas pessoas que faleceram e que se encaixam, conforme nossa opinião, nesta pensada PEÇA DE TEATRO DA VIDA QUE NÃO PERMITE ENSAIOS E QUE VIVERAM BEM, CURTIRAM SEUS PRAZERES E DEIXARAM ENSINAMENTOS AOS SEUS FAMILIARES E ÀS PESSOAS QUE TIVERAM O PRAZER DE CONHECÊ-LAS!

Vamos aqui registrar, lógico, como sempre, por sermos humanos e estarmos sempre aprendendo e, através das falhas e erros, dos quais já vamos nos desculpando, por termos consciência de nossa humanidade e sabermos que a emoção sempre atrapalha, mesmo a boa memória, a qual nos ensina sempre, depois, e, nos mostra sua falha que, às vezes, ainda dá para corrigirmos. Portanto, como iremos falar de pessoas que nos deixaram bons exemplos, com certeza, aos descrevermos o nome de cada uma delas, iremos mexer com nosso emocional, atrapalhando nossa sequência normal. Aos amigos que irão ler esta singela homenagem, devem, ao notarem alguma omissão, comunicarem-me à rápida reparação.

Ao relermos alguns livros, mormente da obra do nosso futuro nobel - Dr.Augusto Jorge Cury e esta, a do já saudoso advogado - Saulo Ramos - CÓDIGO DA VIDA. Dr.Saulo - que começou como motorista, transportador de café na região da califórnia brasileira, a admirável Ribeirão Preto. E, relembrarmos aqui, um livro que nos ensinou muito, também, COMO FAZER AMIGOS E INFLUENCIAR PESSOAS, houvermos por bem relembrarmos importantes pessoas que acrescentaram muito NO NOSSO LIVRO DA VIDA E DE SEUS FAMILIARES E AQUI VAMOS FAZER NOSSA SINGELA REFERÊNCIA...

Ao lembrarmos de pessoas que só nos deixaram bons exemplos, logo lembramos do nosso saudoso pai - ONOPHRE MARIA BUENO - que nos deixou muitas lições de vida e quando alguns dos seus velhos amigos chegam em nosso escritório e relembram dele e de suas qualidades na lida do gado e na vida de negociante e sua honestidade e lealdade nas amizades, qualidades que nos comovem em todos os seres humanos! Outro, também que é sempre relembrado, JAMIL ANDRÉ, sogro que foi meu segundo pai e grande amigo e minha saudosa sogra - Vidália Pascoal André - que, na sua paz, lições eternas nos deixou! Aos meus tios maternos - nas férias escolares - eram meus pais - nossa lembrança dos saudosos tios da região de Artur |Nogueira, Bairrinho e Holambra: APARÍCIO DE ALMEIDA (Ofélia); MESSIAS GERALDO DE ALMEIDA (Aparecida Pinto Guedes,tia); MÁRIO DE ALMEIDA (Hermínia Chiste, tia); PEDRO E JOÃO CLÍMACO DE ALMEIDA (Aracy Ferreira, tia); FRANCISCO JORGE DE ALMEIDA (tio e padrinho Chiquito); ANA MARIA DE ALMEIDA (tia Ica e Zico); E JOAQUIM DE ALMEIDA(Genica) (o tio Quim - mestre carpinteiro - que igual ao Aparício de Almeida - tem seu nome gravado em prédio público na bela cidade de Holambra). Realçando - que tem o tio caçula - este - como vivo esta - FELIPE JERÔNIMO DE ALMEIDA, continua nosso mestre! Aos tios paternos - saudade de dois casais que nas nossas férias, pela convivência com os primos, davam os mesmos corretivos: TEREZINHA BUENO FILLIPINI E JOÃO FILLIPINI; CONCEIÇÃO BUENO DE ALMEIDA E OLIVEIRA FRADE DE ALMEIDA. Quando saímos do seio familiar, quando saudade vamos nos lembrar de dois casais da cidade de Limeira: ANTÔNIA E JÚLIO SUZIGAN; IDA E LUÍS GONZAGA SÚPIA, este último casal por ser vizinho ao sítio dos meus pais em Engenheiro Coelho, lições nossas do sete anos, inesquecíveis, até do velho tratorzinho FORD - e dos ensinamentos, até de engraxar os mancares do velho picador. além da pedir para segurar o pincel de barbear e puxar este e lambuzar nossa mão com água e sabão! (ensinamento de esperteza - dizia o sapiente Súpia - que escolhi até para padrinho de casamento, tal qual foi seus eternos ensinamentos...).

Aqui em Mogi Mirim - logo que chegamos em 1962, quando nosso pai adquiriu um sítio ao lado da indústria Carlos de Brito - vendendo este para expansão da própria - ou seja A PEIXE, foram vários nossos mestres, de passagem. Ah! ... relembrando que aqui estamos fazendo homenagem póstuma. Logo, maior foco àqueles que se foram e podemos nos relembrar e regravarmos o nome por aqui...

Relembramos vários amigos de meus pais que muito apoio nos deram nos anos dos falecimentos dos meus três irmãos, vítimas da terrível patologia, denominada LEUCEMIA, anos de 1958 - Engenheiro Coelho; 1962 - sítio na Santa Luzia - ao lado da Peixe e no alto da colina, bairro do Mirante, 1967 - o último irmão - Oriovaldo José Bueno - com 13 anos - sofrimento que comoveu vizinhos, o Bairro e parte da cidade. 

Nossa homenagem às professoras dos anos primários no inesquecível Grupo Rodrigues Alves - no centro de Mogi Mirim - década de sessenta. Nossa lembrança aos ensinamentos do saudoso casal que nos acompanhava deste Artur Nogueira - Dna.Hortência de Abreu Leyn (parente da mamãe) e Sr.Nazário de Abreu Leyn (pais do amigo e primo Antônio de Abreu Leyn - Toninho - o dono dos maiores galos de briga da baixa mogiana - galos índios premiados)

Estamos lembrando que pessoas que se foram e deixaram - através da sua BELA PEÇA DE TEATRO, QUE NÃO TEM ENSAIO E AS CORTINAS FECHARAM SEM DESPEDIDA DA PLATÉIA, MAS QUE NA PLATÉIA NÓS ESTÁVAMOS E LIÇÕES FORAM DEIXADAS...

Dentre estas pessoas - algumas que convivemos e deixaram alguns ensinamentos úteis - vamos aqui relembrarmos - primeiro é aquela que - para nossa imensa alegria - no saberladinoblogspot.com - NOSSO TRIBUTO AO MESTRE - JÁ ALCANÇOU MAIS DE 6.690 ACESSOS ATÉ O DIA 12 DE JUNHO. Sim - o saudoso mestre do rádio am - da baixa mogiana - ANTÔNIO CARLOS DE ABREU SAMPAIO e sua família - que sempre nos deram total apoio - de sonoplasta, discotecário-programador e produtor de programas radiofônicos a empresário do setor imobiliário, juntamente com seu sapiente filho - Dr.Fernando de Abreu Sampaio - um destemido advogado - que ao lado do meu pai - em plena ditadura - tiraram-nos - após o maior susto - junto a mais quatro jovens de tradicionais famílias mogimirianas - das garras de um arbitrário comandante de parte do exército no começo dos anos setenta, num presídio da cidade de Pedreira, onde só havia pedras e terror da expectiva da chegada do carrasco que iria descobrir quais dos dois jovens tinham entrevistado o conjunto três do rio - no clube Rio Branco - no grandioso show do conjunto com um gravador mini (importado) e causou agitação no ambiente... Esta foi nossa primeira lição enxadrística - que contra força e arbitrariedade - só máximo da calma e a inteligência vencem e salvam da tortura física... (a reticência é a nossa marca, pelo livre pensar, sempre!) 

Mas seguindo nosso tributo às pessoas que nos deixaram algo quando AS CORTINAS FECHARAM E CESSARAM, REPENTINAMENTE, SUA INESQUECÍVEL E MARCANTE PEÇA TEATRAL. Aos colegas de rádio - nossos agradecimentos aos saudosos JOÃO BATISTA DE CARVALHO MELLO; JOSÉ GERALDO FRANCO ORTIZ; JOSÉ ROBERTO ROLLA LEITE; ORLANDO PINTACA BRONZATTO; BENEDITO ROCHA; SEBASTIÃO ZÓLI (o nhô zóli); SR. JUCA DE ANDRADE (que sempre - antes dos cinco minutos diários - 11h55 - após o arco-íris - um colorido de sucessos - ia a´te nossa discoteca e contava a história das músicas, mensagens que recebia - com certeza - segredos que nem sua família - sabia...- lembramos de um dia que ouvíamos - para programarmos na SERENATA - o destino desfolhou - com Carlos Galhardo - o sr.Juca narrou-nos mensagem espírita que tinha recebido sobre a 2a.guerra mundial - um dos acontecimentos que jamais iremos esquecemos...) Bom outro amigo - muito querido - JAIR BARBOSA MARTINS - que após a vida radiofônica - foi um dos delegados federais de grande história neste país e que por seu heroísmo e por ser leal aos seus agentes, sabemos que pagou com sua preciosa saúde, mormente o desbaratamento da máfia branca do antigo INPS e mais um dos escândalos do antigo BANESPA. 

Radialista de criatividade - interprete de vários programas produzido por nós - de uma escola do bom rádio de Itapira - onde vários profissionais alçaram grandes voos. JAIR FICOU POR AQUI, PASSOU NO DIFÍCIL CONCURSO DA POLÍCIA FEDERAL E, DEPOIS, APÓS CARREIRA DE IMENSO SUCESSO, VOLTOU A TRABALHAR CONOSCO, NOS SEUS ÚLTIMOS ANOS DA ÚTIL VIDA, NO NOSSO ESCRITÓRIO DA RUA PADRE JOSÉ - 64, DEIXANDO-NOS INESQUECÍVEIS LIÇÕES DE SUA ATIVA VIDA DE UM BEM SUCEDIDO DELEGADO DE POLÍCIA FEDERAL, POR DESVENDAR, COM SUA ESPECIAL EQUIPE DE AGENTES, E A RICA HISTÓRIA DE ALGUNS QUE FALECERAM NO CUMPRIMENTO DO SAGRADO DEVER! ESTE AMIGO - DE VÁRIAS DÉCADAS - E MUITO QUERIDO POR NÓS E POR MEUS VERDADEIROS AMIGOS QUE O CONHECEU - QUE - EM JANEIRO DE 2005 - TEVE SUA FRESTA DE CORTINA FECHADA, DE SUA EDUCATIVA PEÇA TEATRAL, QUE TEVE SEU INÍCIO NA ITAPIRA DE GRANDES NOMES QUE, EM MOGI MIRIM, JUNTO A OUTRO AMIGO RADIALISTA, ÁLVARO ALVES, JAIR BARBOSA MARTINS FUNDOU ATÉ A PRIMEIRA COMPANHIA DE TEATRO PROFISSIONAL. PEÇAS QUE ENCENAVAM E SABIAM QUANDO IAM TERMINAR! POIS ERAM BEM ENSAIADAS! MAS, " NA PEÇA DA VIDA", A QUAL NÃO PERMITE ENSAIO, SUAS CORTINARAM-SE FECHARAM EM JANEIRO DE 2005, QUANDO FAZÍAMOS, ALÉM DA ADVOCACIA, PLANOS PARA VOLTARMOS AO VELHO RÁDIO AM, QUE ELE SEMPRE SE REFERIA: " DINÃO, VAMOS FAZER DAQUELE JEITÃO.. PROGRAMAS BEM PRODUZIDOS, COM COMEÇO, MEIO E FIM, BEM SEMELHANTE AO SEU XADREZ! Nós respondíamos " Bom - chefe - delegado o poder e não sendo o seu xadrez, COM O EXPERIENTE ÂNCORA QUE A PROFISSÃO DE DIRETOR DO DEPARTAMENTO SOCIAL DA POLÍCIA FEDERAL OUTORGOU-LHE, DIPLOMA DA VERDADEIRA ESCOLA DA VIDA, SE OUTRORA JÁ FAZÍAMOS UM RÁDIO BOM, ENTÃO... ENTÃO, AS CORTINAS DO ESPETÁCULO DA VIDA DO AMIGO JAIR BARBOSA MARTINS SE FECHARAM, POIS A PEÇA DA VIDA, COM CERTEZA NÃO NOS PERMITE ENSAIO! AGORA, ENTÃO, AOS QUE FICARAM NA PLATÉIA, COM O REPENTINO ENCERRAMENTO DA LINDA PEÇA, SÓ NO RESTA APLAUDIR DE PÉ E COM FÉ, GUARDAMOS GRANDES ENSINAMENTOS QUE O DIRETOR DAQUELA EDUCATIVA PEÇA NOS DEIXOU E OUTROS MAIS QUE CONTINUAREMOS CONTANDO POR AQUI... SIM - DO ÉZIO GAVAZZI - muita história esportiva; DO IRENEU RUIZ - deste seu tempo de jogador do Mogi Mirim E.C. - dos bate bola com nós e o ROLANDO ANTUNES - na avenida Santo Antônio - ao lado da oficina do Nelo Zelante - OFICINA AGMAZE ETC E TAL... DE ALGUNS CONHECIDOS - QUE TIVERAM RECENTEMENTE - A BELA PEÇA DA VIDA ENCERRADA, CORTINAS FECHADAS, SEM TEMPO DE DESPEDIDA: ANTÔNIO BRUNO - DONO DA VENDA DA LINGUIÇA; E O NOSSO VELHO CONHECIDO GUMERCINDO DA BICICLETÁRIA TENÓRIO E MUITOS OUTROS QUE PASSARAM POR NOSSA VIDA E ESCREVERAM SUA LINDA HISTÓRIA QUE PASSAMOS AGORA AO NOSSO LIVRO. NO RÁDIO, AINDA, TEMOS VALDOMIRO CALMAZZINI; ARTHUR DE AZEVEDO E MUITOS OUTROS MESTRES DA ESCOLA VIDA... (ah - vamos continuar.com sua ajuda, dados importantes que devemos ter dormido em algum ato da importante peça da vida, a qual só permitir recapitular pelo amigos e familiares, jamais ELES PUDERAM ENSAIAR...)

     

Nenhum comentário: