segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

AINDA SOBRE A PRESIDENTE OU PRESIDENTA... SOBRE O ARTIGO QUE DEFINE QUEM O CARGO OCUPA...


  1. olha aí
    Presidente ou presidenta, qual o certo?


    Existem as duas formas. As duas formas são registradas pela Academia Brasileira de Letras (no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa), pelo respeitadíssimo dicionário Houaiss, pelo Aurélio e tantos outros.

    Muitos preferem o uso de “a presidente”, pelo fato de nomes de dois gêneros terminados em -ente não apresentarem flexão de gênero, finalizando-os em –a. Alguns exemplos: crente, gerente, docente, discente, servente. Para os que assim creem, o artigo definido é o bastante para a variação em gênero.

    A palavra PRESIDENTA existe desde 1899, no dicionário de Cândido de Figueiredo: "Presidenta, f. (neol.) mulher que preside; mulher de um presidente. (Fem. de presidente.)".

  2. adorei a explicação
    Origem da expressão "lágrimas de crocodilo"


    A origem da expressão popular “lágrimas de crocodilo” deu-se pela analogia da lacrimação de crocodilosdurante a ingestão de alimentos, que requer forte pressão contra o céu da boca, comprimindo as glândulas lacrimais. Crocodilos choram enquanto devoram suas vítimas. Daí a expressão: “Lágrimas de crocodilo”, ou seja, lágrimas falsas; choro fingindo.

    • Você e outras 2 pessoas curtiram isso.
    • Odinovaldo Dino Bueno Vou levar estas duas inserções ao saberladino.blogspot.com - certo professora Regina Marques? UM BOM DIA; MAS - BOM DIA, MESMO!

Nenhum comentário: