Caros colegas,
Um bom exercício para treinamento.
Esta posição mostrada pelo diagrama faz parte de uma série de posições semelhantes que utilizam o mesmo plano de ataque ao roque preto.
Vejamos o que poderíamos fazer neste caso:
 
 
FEN : r1b2rk1/2qnbppp/p3pn2/1pP3N1/7P/3BBN2/PPP1QPP1/1K1R3R w
Jogam as brancas.
Tema tático: Ataque ao roque
Nível de dificuldade: Médio
Produção: Oficina de Xadrez do blog http://xadrezdomeujeito.blogspot.com.br/
 
Foram realizados roques em alas opostas do tabuleiro pelos dois jogadores, entretanto, percebe-se nitidamente que as brancas conseguiram melhor posicionamento para suas peças.
Notem que, ao mesmo tempo que as peças pretas estão acuadas em seu campo e quase sem nenhuma objetividade atacante, o mesmo não acontece com as peças brancas que se encontram dirigidas sobre o roque preto, têm maior mobilidade ofensiva e uma forte presença na ala do Rei.
O Peão h4 branco reforça o ataque de suas forças, protegendo o Cavalo de g5, ao mesmo tempo que, se as pretas aceitarem a troca do seu Bispo de e7 pelo Cavalo de g5, propiciará a abertura da coluna h para a Torre de h1, constituindo, neste caso, uma arma mortal para as pretas.
Neste tipo de posicionamento, quase sempre um sacrifício temático decide a partida!
Qual seria, então, este sacrifício?
Quando o jogador de brancas posiciona seu Bispo de casas claras na diagonal b1-h7, com um Cavalo em g5 e com a sua Dama podendo se deslocar fácilmente para o flanco do Rei e, como neste caso, ainda podendo contar com o apoio de um Peão em h4, os sentimentos apelam, irrestivelmente, para um sacrifício.
Para que seja correto e tenha uma conclusão mais eficiente, seria interessante ter, também, a presença de um segundo Peão de apoio, desta vez na casa e5.
Mas, neste caso do diagrama mostrado, já não podemos contar com este segundo Peão!
Paciência!
Será que esta falta tiraria o brilho do nosso sacrifício?
Meu caro amigo, ponha-se no lugar do jogador de brancas nesta partida e nos mostre como a prosseguiria, deste ponto para diante.
Se quiser, depois poderá conferir sua resposta olhando esta postagem em nosso blog.
O link está mostrado logo acima. vamos lá?