sexta-feira, 22 de junho de 2012

STRESS E SUAS EXPLICAÇÕES...


Afinal o que é o stress ?


"A maior revolução de nossos tempos é a descoberta de que, ao mudar as atitudes internas de suas mentes, os seres humanos podem transformar os aspectos externos de suas vidas."  Willian Jones.

Vivemos momentos de mudanças profundas, em que nossas grandes tensões são muito diferentes das de outros tempos. Para o homem das cavernas, por exemplo, stress era se deparar com um animal feroz. 

Quando isso acontecia, seus músculos se retesavam, o coração pulsava, a respiração acelerava e seu corpo todo se preparava para lutar ou fugir e, assim, salvar a própria vida. Ele corria, arremessava algo para cima do animal, lutava se fosse preciso, mas no fim sentia o corpo relaxando, a respiração e o batimento cardíaco voltando ao normal. Retornava então ao seu canto, para o descanso merecido. Toda a alteração fisiológica ocorrida em razão da luta ou da fuga se estabilizava, as taxas de hormônios se regularizavam e o homem preservava a saúde.

3/26/2012

Síndrome da Pressa

A Internacional Stress Management Association do Brasil (Isma – BR) – Entidade Internacional que estuda as causas e efeitos do estresse, divulgou recentemente que 1 a cada 3 profissionais brasileiros sofre do distúrbio chamado síndrome da pressa. Comportamento crônico e injustificado em que predominam a impaciência e a ansiedade na solução das situações cotidianas. Sintomas: sono agitado, tensão constante, intolerância e dificuldade de memorização

Essas pessoas questionam o tempo todo se vão dar conta de tudo o que tem para fazer o que gera muita ansiedade . Outra característica, segundo Ana Maria Rossi, psicóloga, PhD, presidente da ISMA, é agitação ao falar, andar e escrever. Tem geralmente intolerância no trânsito e na fila do supermercado.

Viver estressado é um risco

 - Crédito: Alexandre Battibugli


O Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, realizou em 2009 um levantamento com executivos que passaram pelo check-up da instituição.
Em um resultado parcial, já foi identificado que 75% dos entrevistados sentem ansiedade e 51%, irritabilidade, dois sintomas associados ao estresse. 
Um profissional que se desgasta emocionalmente com frequência corre o risco de desenvolver a síndrome de burnout, uma situação extrema de estresse. Isso tende a desencadear doenças como transtorno de ansiedade ou de humor, que incluem a depressão e a bipolaridade, diz o psiquiatra Carlos Henrique Rodrigues, pesquisador e supervisor do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, em São Paulo. 
O estresse emocional também prejudica o corpo, aumentando o risco de doenças cardíacas e gastrintestinais. Por isso, é importante manter a mente sã.

Nenhum comentário: