Neste dia 16, acompanhando um ente querido até o centro cirúrgico de Mogi Mirim, tive que me informar sobre HÉRNIA DE HIATO e DOENÇAS QUE AFETAM A VESÍCULA. Já que a cirurgia iria ser efetuada abrangendo a vesícula e hérnia de hiato.
Hérnia de hiato
A hérnia de hiato caracteriza-se por uma fraqueza do músculo diafragma. Este músculo divide o abdómen do tórax, e é por um espaço neste músculo, conhecido por hiato esofágico, que o esófago penetra na cavidade abdominal. Devido ao alargamento deste espaço, uma parte do estômago desliza em direcção ao tórax, o que se denomina hérnia de hiato.
O maior inconveniente que a hérnia de hiato traz aos pacientes é a sua relação com o refluxo gastroesofágico. O refluxo se caracteriza pelo retorno do conteúdo do estômago (suco gástrico e alimentos) para o esófago. Como a mucosa (revestimento interno) do esófago não está preparada para receber este tipo de conteúdo, já que este é muito ácido, ocorre uma inflamação do esófago, conhecida como esofagite.
O tratamento da hérnia de hiato pode ser clínico ou cirúrgico, na dependência do tamanho da hérnia de hiato e da intensidade do refluxo gastroesofágico.
Doença da vesícula biliar
Nomes alternativos:
doença biliar, ataque da vesícula biliar
Definição:
Inflamação, infecção, formação de cálculos ou obstrução da vesícula biliar.
Causas, incidência e fatores de risco:
A vesícula biliar é uma bolsa localizada sob o fígado. Ela armazena e concentra a bile produzida no fígado. A bile é liberada pela vesícula biliar em resposta aos alimentos, especialmente às gorduras, na parte superior do intestino delgado (duodeno). As doenças que retardam ou obstruem o fluxo de bile para fora da vesícula biliar resultam na doença da vesícula biliar.
As doenças da vesícula biliar incluem:
- colecistite
- colelitíase (cálculos biliares)
- coledocolitíase (cálculos no ducto biliar)
- colangite esclerosante
- colangite aguda
- colangiocarcinoma
- estenose biliar
- disfunção do esfíncter de Oddi
Figuras
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário