Café pode ajudar a prevenir câncer de boca ou faringe
22/Junho/2010
De acordo com um estudo norte-americano publicado na revista Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention, pessoas que bebem café regularmente tem 39% menos chances de desenvolver câncer de boca ou faringe. Para se chegar a essas conclusões, nove estudos anteriores sobre o assunto foram analisados por especialistas e divulgados pela Associação Americana de Pesquisa para o Câncer.
"Já que o café é tão amplamente consumido e a taxa de sobrevivência de pacientes que sofram desses tipos de tumores é relativamente baixa, nossas conclusões têm implicações importantes para a saúde pública e precisam ser aprofundadas", disse a professora-assistente do departamento de família e medicina preventiva da Universidade de Utah, Mia Hashibe.
De acordo com a professora, o que tornou os resultados da pesquisa tão singulares foi o fato dos especialistas terem utilizado uma amostragem muito ampla. "Já que combinamos os dados de diversos estudos, ganhamos mais poder estatístico para relacionar o café e o câncer", explicou.
Alguns estudos recentes já haviam sugerido os benefícios do café contra alguns tipos de tumores, como os de próstata e cérebro. Segundo outras pesquisas, a bebida também auxilia no combate à depressão, à perda de memória, além de reduzir as chances de câncer de fígado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário