quarta-feira, 16 de junho de 2010

INFORMAÇÕES ÚTEIS SOBRE HÉRNIA DE HIATO E VESÍCULA...

Como digo sempre: O SABER NÃO OCUPA LUGAR. MAS, FAZ QUEM O DETÉM, COM BOA BASE, OCUPAR LUGAR!
Neste dia 16, acompanhando um ente querido até o centro cirúrgico de Mogi Mirim, tive que me informar sobre HÉRNIA DE HIATO e DOENÇAS QUE AFETAM A VESÍCULA. Já que a cirurgia iria ser efetuada abrangendo a vesícula e hérnia de hiato.

Hérnia de hiato

Esquema ilustrando tipos de hérnias de hiato. O diafragma está representado pelo traço vermelho. A - normal; B - ausência de esófago abdominal; C - hérnia de deslizamento; D - hérnia para-esofágica

A hérnia de hiato caracteriza-se por uma fraqueza do músculo diafragma. Este músculo divide o abdómen do tórax, e é por um espaço neste músculo, conhecido por hiato esofágico, que o esófago penetra na cavidade abdominal. Devido ao alargamento deste espaço, uma parte do estômago desliza em direcção ao tórax, o que se denomina hérnia de hiato.

O maior inconveniente que a hérnia de hiato traz aos pacientes é a sua relação com o refluxo gastroesofágico. O refluxo se caracteriza pelo retorno do conteúdo do estômago (suco gástrico e alimentos) para o esófago. Como a mucosa (revestimento interno) do esófago não está preparada para receber este tipo de conteúdo, já que este é muito ácido, ocorre uma inflamação do esófago, conhecida como esofagite.

O tratamento da hérnia de hiato pode ser clínico ou cirúrgico, na dependência do tamanho da hérnia de hiato e da intensidade do refluxo gastroesofágico.

Doença da vesícula biliar

Nomes alternativos:

doença biliar, ataque da vesícula biliar

Definição:

Inflamação, infecção, formação de cálculos ou obstrução da vesícula biliar.

Causas, incidência e fatores de risco:

A vesícula biliar é uma bolsa localizada sob o fígado. Ela armazena e concentra a bile produzida no fígado. A bile é liberada pela vesícula biliar em resposta aos alimentos, especialmente às gorduras, na parte superior do intestino delgado (duodeno). As doenças que retardam ou obstruem o fluxo de bile para fora da vesícula biliar resultam na doença da vesícula biliar.

As doenças da vesícula biliar incluem:

Figuras


Anatomia da vesícula biliar



Remoção da vesícula biliar



Sistema digestório



Nenhum comentário: