sábado, 26 de maio de 2012

HOMENAGEM DO SABERLADINO A EXEMPLAR MESTRA FRANCISCA EDVÂNIA TAVARES, UM EXEMPLO DE EDUCADORA! LEIA SEU LINDO OBJETIVO... TOMARA UM DIA QUE NOSSO BRASIL TENHA VÁRIAS EDVÂNIAS...


Por Francisca Edvânia Tavares - Diretora Administrativa da E.E.F.M. Monsenhor Vicente Bezerra; Aurora, Ceará.
Feliz é o ser humano que sabe enfrentar os desafios da vida sem culpar ou responsabilizar os outros pelas falhas decorrentes; é mister afirmar que os acertos e erros fazem parte do contexto geral da aprendizagem, porém, nós da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra procuramos sempre diminuir a margem de erros e aumentar a de acertos, e, claro, para isto, nunca ficamos alheios as novas técnicas como subsídios na relação ensino aprendizagem.
No farol destes 85 anos na missão de educar, com meta voltada para o conhecimento e, para o conhecimento em abundância, principalmente, a formação integral dos alunos, sem esquecer de que a sociedade é o espelho da educação que recebe, assim, quanto maior e mais intensa a luta for, maior a qualidade social dos estudantes, pois a educação é também contagiante, ou seja, repercute em todas as esferas no espaço do alunado.
Ninguém consegue fazer educação de qualidade, com vistas ao passado que não volta mais, nem com a utopia de um futuro que não veio ainda, assim, urge a necessidade de usar os instrumentos presentes, as novas tecnologias, como meios, nunca como um fim em si mesmo, pois a educação é um edifício em eterna construção.
Este Blog representa para a escola, uma ponte a mais com o mundo on - line, que cresce majestosamente, com a interatividade das modalidades, ferramentas, novos meios de ver e interpretar a realidade e, não se pode desprezar esta oportunidade de muita utilidade para o dia a dia, na função de educar e também aproveitar o que de melhor existe na fabricação do sumo de um novo mundo que se abre, sem fronteiras, num processo de globalização do conhecimento que veio para ficar e fazer as melhores escolhas, para continuar oferecendo uma educação de qualidade para todos.

DA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR

Por Francisca Edvânia Tavares
Diretora Administrativa
O Brasil mudou e, junto com ele, fortalece cada vez mais a concepção de que é preciso sempre renovar para melhorar. E na educação não deve ser diferente. Portanto, por acreditar nessa premissa é que tenho lutado incansavelmente, por tudo aquilo que sonhei ao ideal de melhorar a vida de nossa juventude estudantil, na perspectiva de um futuro de conquistas e segurança, bem como, para a consolidação de uma sociedade progressista, onde o conhecimento seja de fato, a senha para o bem estar de cada cidadão.
Escolhi o magistério como bandeira de luta por acreditar na educação como ferramenta fundamental para a construção da verdadeira cidadania, baseada no saber e na justiça social para todos.
Fui à luta... Formei-me em Ciências Física e Biológicas pela UEPB com pós Graduação em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela UVA; como também do ensino Médio em Biologia e Química pela URCA. Professora concursada com lotação nas Escolas Tabelião José Pinto Quezado e Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra; desde então, dediquei o melhor de mim, a priori na área de esporte, sendo o principal elo de congraçamento estudantil, numa somatória com os movimentos de arte, cultura, poesia e lazer.
No ano 2009 iniciei o curso de Gestão escolar pela Universidade Federal de Juiz de Fora concluindo em 2011, quando já havia cursado pela faculdade Santa Maria – Cajazeiras –PB – Enfermagem, o que de muita utilidade, ao meu ingresso como Diretora Administrativa da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra em 2009.
De modo que a escola se transforme, por assim dizer, na própria extensão da comunidade, como uma caixa de ressonância do meio no qual está inserida, como forma de elevar ainda mais sua importância no meio social, pautada no conhecimento, na ordem democrática, transparente, co-participativa e, sobretudo que eleja o ser humano como o centro das nossas preocupações.
Sem nenhum ranço de vaidade, egoísmo ou preconceito para com os meus pares; por fim, uma gestão inovadora capaz de devolver a nossa escola o sentimento de compromisso coletivo para seu engrandecimento.
Ser diretora não constitui um projeto unicamente pessoal, mas uma vontade de bem servir, de colocar a minha experiência a serviço de minha escola em particular e da comunidade de modo geral; como bem disse Clarice Lispector “É preciso amar a novidade e procurar sempre a idéia nova. Só o que está morto não muda”.

2 comentários:

Edson Marques disse...

Que bom que você gostou (da frase final) do meu poema Mude: Só o que está morto não muda. Que começa assim:
Mude, mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade.

E que, aliás, não é de Clarice Lispector, como você disse.

Se puder, veja o poema todo, assim como o vídeo e o livro Mude, publicado pela Pandabooks, com prefácio de Antonio Abujamra, e à venda nas maiores livrarias.

Detalhes em http://Mude.blogspot.com


Para o poeta, o importante é encantar o coração do leitor. Mesmo que este suponha ter sido encantado por Clarice Lispector.

E o vídeo Mude pode ser visto aqui:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=KlP9XpjVsas

Flores e estrelas...

Onde foi que você viu que é de Clarice? Pois quero passar a informação correta também a essa pessoa, para evitar que tal erro de autoria seja ainda mais disseminado.

Unknown disse...

Gostaria de Parabenizar a atitude por demais louvável e engrandecedora dos administradores do Majestoso Blog -Saberladino ao tempo em que disponibizamos os artigos do Blog para postagem, em sendo oportuno, bem como a implantação do Link, em minha lista de blogs, no Blog Saberladino; e tudo que se fizer necessário para o engrandecimento da epistemologia genética da humanindade para o bem. Confiamos plenamente no valiosissimo trabalho dos senhores à vista uma educação que de qualidade para todos os brasileiros.
Luiz Domingos de Luna
Administrador do Blog da Escola Monsenhor Vicente Bezerra.